Toledo sediará a primeira Casa Abrigo Regional para Mulheres Vítimas de Violência do Paraná. A oficialização da transferência do terreno para o Consórcio Intermunicipal de Assistência Social do Oeste do Paraná (Ciasop) ocorreu na sexta-feira (25), durante a 3ª Assembleia Ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel.
O terreno, localizado na Vila Industrial, possui 2.300 m² e abrigará a Casa Abrigo, que atenderá mulheres vítimas de violência da região.
A secretária estadual da Mulher, Leandre Dal Ponte, destacou a importância da iniciativa e a necessidade de políticas públicas de apoio às mulheres, considerando que o Paraná é o terceiro estado com maior número de feminicídios no país.
O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, reforçou o compromisso da cidade com o desenvolvimento regional e a valorização da mulher. Enquanto a nova unidade não é construída, uma casa alugada está sendo reformada para atender as mulheres a partir de setembro.
O presidente da Amop, Rodrigo Scharnoski, elogiou a iniciativa de Toledo e a considerou um projeto piloto para outros municípios.