O prefeito Mario Costenaro assinou, nesta segunda-feira (14), a renovação do termo de acordo coletivo que autoriza a realização de escalas de trabalho de 12/60 para Guardas Municipais. Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo) participaram da reunião para acompanhar a assinatura.
A escala possibilita que tenha agentes disponíveis para atender a comunidade todos os dias, inclusive em feriados, mesmo com um número reduzido do efetivo da Guarda Municipal. “Esse horário de trabalho ajuda os servidores e a administração também, na elaboração das escalas de trabalho”, relatou o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Rogério de Lima.
“Isso também dá uma melhor qualidade de vida para os guardas municipais, tendo em vista que no dia a dia de suas funções, eles estão sempre à frente de situações estressantes e perigosas. Então essa escala dá uma melhor condição de trabalho para os nossos servidores”, ressaltou Rogério.
Normalmente, o termo de acordo coletivo é renovado para dois anos, e neste ano foi renovado para um ano. “Foi decidido em assembleia a renovação para apenas um ano, na expectativa que seja instituída a comissão de estudo para elaboração do novo plano de carreira para a categoria e um novo concurso público, para depois entrar em discussão a renovação do acordo, mas desta vez, contemplando de fato os anseios da categoria”, explicou a secretária-geral do SerToledo, Marlene da Silva.
Também participaram da reunião o vice-prefeito Lucio De Marchi; o secretário de Recursos Humano, Leandro Ludwig; o chefe de Gabinete do Prefeito, Reinaldo Sales; e o diretor de segurança, GM Ronaldo. Representando o SerToledo, estavam, a secretária de finanças, Suelin Schultz; o secretário de comunicação, Marcos de Andrade; e a secretária de Assuntos de Saúde, Condições de Trabalho e Políticas Públicas, Ednéia de Lima.