A Secretaria da Educação de Toledo (Smed) deu início, na última segunda-feira (8), ao Recenseamento Escolar 2026, processo destinado a organizar a demanda por vagas nos estabelecimentos que administra. O levantamento é direcionado a crianças nascidas entre 1º de abril de 2021 e 31 de março de 2022, bem como aquelas, de qualquer idade, que ainda não estão matriculadas na rede municipal de ensino e cujos pais ou responsáveis pretendam inseri-las no próximo ano letivo.
O prazo para participar termina no dia 30 de setembro, terça-feira. O atendimento é feito em qualquer escola municipal, sendo recomendada a unidade mais próxima da residência da família. Durante o procedimento, os responsáveis devem indicar a série e o turno desejados para a criança e apresentar um número de telefone para contato, além de cópias de um documento pessoal, do comprovante de residência e da certidão de nascimento da criança. No caso específico de crianças cujas famílias têm pretensão para o Infantil 4 Integral em 2026, a orientação é procurar diretamente as escolas que oferecem essa modalidade para preencher um formulário próprio.
Embora não configure matrícula nem assegure vaga em determinada escola ou turno, o recenseamento é considerado a etapa inicial e indispensável para que o município possa garantir o acesso de todas as crianças à rede pública. “É um procedimento estratégico, pois permite que a Smed, além de planejar e organizar a quantidade de turmas, consiga fazer uma distribuição de vagas mais eficiente e que contemple todas as crianças em idade escolar”, destaca a diretora do Departamento de Administração da Educação Infantil da Smed, Eliane Aparecida da Silva Luiz. “É importante ressaltar que estudantes já matriculados em escolas públicas não precisam passar pelo processo”, acrescenta.