Na manhã deste domingo (18), por volta das 11h00, a Central de Operações da Guarda Municipal (COP-GM) de Toledo recebeu uma solicitação referente ao descumprimento de uma medida protetiva.
Ao chegar no endereço informado, a equipe foi recebida pelo solicitante, que auxiliou na comunicação com a vítima, uma mulher surda que se expressa por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A vítima relatou que sua filha possui uma medida protetiva contra o ex-companheiro, e que ele se encontrava dentro da residência, em um dos quartos.
Com a autorização da vítima, a equipe entrou no imóvel e encontrou o homem deitado na cama. Por questões de segurança e para evitar uma possível fuga, ele foi abordado e algemado no local.
A equipe entrou em contato com o responsável pela Patrulha Maria da Penha, que confirmou que havia uma medida protetiva ativa contra o homem, a qual determinava que ele mantivesse uma distância mínima de 300 metros da vítima.
Apesar de possuir um botão do pânico fornecido pela Secretaria, a vítima optou por não utilizá-lo, acionando a Guarda Municipal (GM) por meio do telefone 153.
Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP), acompanhado da vítima e de uma testemunha, para a tomada dos procedimentos legais cabíveis ao caso.