Os atletas de Toledo fizeram bonito no Brasileirão de Inverno Interclubes Olímpico e Paralímpico e Interclubes de Duplas de Seleções Estaduais, que está sendo realizado até domingo (25) no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O principal destaque da equipe Prefeitura de Toledo/Yara Country Clube/Orca Contabilidade foi Gustavo Avelar, que, ao lado do maringaense João Hamamoto, sagrou-se campeão da categoria sub-13/duplas masculinas do Brasileiro de Seleções Estaduais.
A conquista foi sobre os representantes de São Paulo, Henrique Grassi Osaka e João Vitor Viegas Ribeiro, colocando o Paraná no topo do pódio. Além do ouro nas duplas, Gustavo, que ostenta o título de atual campeão sul-americano, também brilhou no torneio individual da mesma categoria, alcançando a medalha de prata.
Outro nome que merece destaque é o de Melissa Jeronimo, que, com apenas 7 anos de idade, voltou da “Terra da Garoa” com quatro medalhas na bagagem. Treinando desde os 5 anos e filha do técnico da equipe toledana, professor Emerson Jeronimo, Melissa conquistou três medalhas de prata — duas nas duplas mistas (no Brasileiro de Clubes e no Brasileiro de Seleções, ambas ao lado de Gabriel Nardi) e uma nas duplas femininas do Brasileiro de Seleções, jogando ao lado de Laura Oliveira, de Guaíra. Melissa ainda subiu ao pódio para receber o bronze no individual feminino da categoria sub-9, consolidando sua trajetória como campeã paranaense e brasileira da sua faixa etária.
A força da equipe toledana também ficou evidente na categoria Veterano 60+, com Olides Milese e Silvio Lemos faturando duas medalhas: uma de prata no Brasileiro de Seleções Estaduais e outra de bronze no Brasileiro de Clubes. Outro talento local, Gabriel Nardi, além das duas pratas conquistadas ao lado de Melissa, garantiu também uma medalha de bronze na categoria sub-9/duplas masculinas do Brasileiro de Seleções, competindo ao lado do londrinense Henrique Kumagai.
Na categoria sub-15, Toledo foi representada pelos atletas Murilo de Lima Esser e Otávio Ienerech. A dupla avançou até as oitavas de final no Brasileiro de Clubes, enquanto, nas disputas individuais, Murilo foi eliminado na primeira fase e Otávio na segunda.
De acordo com o técnico Emerson Jeronimo, os resultados reforçam a tradição e o potencial do tênis de mesa toledano. “Estes resultados no Brasileirão são um grande feito para Toledo, que refletem a boa preparação e a dedicação dos nossos mesatenistas. Graças ao bom trabalho, desde a base, competimos de igual para igual com os melhores atletas do país”, avalia Emerson, que é técnico desportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).