A Agência do Trabalhador passou a contar com uma nova ferramenta de automação de atendimento via WhatsApp. O sistema, operado por um bot, funciona 24 horas por dia e centraliza diversas informações e serviços, oferecendo mais agilidade e praticidade à população.
De acordo com o diretor da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza, a novidade atende a uma demanda crescente por informações fora do horário de expediente. “Antes, muitas pessoas procuravam a agência sem saber exatamente onde encontrar as informações. Agora, tudo está no WhatsApp: cursos abertos, horários de funcionamento, empresas atendidas, lista de vagas, dados sobre seguro-desemprego, entre outros”, explicou.
O atendimento é automatizado, mas durante o horário de expediente da agência, é possível também tirar dúvidas com um atendente humano. A nova tecnologia já impactou positivamente o volume de atendimentos. Nos quatro primeiros meses de 2025, foram registrados 45 mil atendimentos virtuais, contra 26 mil no mesmo período do ano passado.
Segundo Rodrigo, cerca de 80% dos serviços podem ser realizados remotamente, como preenchimento de currículos, candidatar-se a vagas de trabalho, inscrições em cursos e solicitações de informações. A única etapa que ainda exige a presença do trabalhador é o primeiro atendimento, que envolve a autenticação de documentos, conforme normas do Ministério do Trabalho.
Ao final de cada atendimento, o usuário pode avaliar o serviço, o que contribui para melhorias contínuas. “Essa ferramenta representa um grande ganho, tanto para a agência quanto para a população”, destacou Rodrigo.