A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito recebeu na manhã desta sexta-feira (5) um encontro entre o prefeito Mario Costenaro com o secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima, e membros da Guarda Municipal de Toledo. A reunião foi realizada com a finalidade de discutir três projetos importantes para a segurança pública no município: a patrulha ambiental, o centro de formação da GM e o repasse do fundo de iluminação pública.
Durante o compromisso estiveram presentes além do prefeito e membros da guarda, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o secretário de Recursos Humanos, Leandro Marcelo Ludvig, a secretária do Meio Ambiente, Luciana Alves Fogaça e a diretora da Escola de Administração Pública de Toledo, Nicole Capello Basso.
Todos os pontos discutidos na reunião serão lapidados para um melhor planejamento das ações. O secretário Rogerio de Lima deu suas conclusões sobre o encontro, “pudemos discutir diversos assuntos pertinentes à segurança pública do município, agora iremos conversar com as pastas que fazem parte de cada projeto para apresentarmos ao prefeito algo concreto, com previsão orçamentária e objetivos”, ponderou.
Pontos abordados:
Patrulha Ambiental - Foi discutida a criação da patrulha ambiental, visto que o descarte irregular de lixo é um problema recorrente no município, como conta o Rogério de Lima: “por se tratar de uma necessidade do município e uma demanda da comunidade, discutimos juntamente com a secretária do meio ambiente sobre a criação desta patrulha. Caso concretizada essa ação, iremos atuar com um poder de fiscalização para que possamos notificar as pessoas que têm cometido este tipo de crime em nossa cidade”, alertou.
Centro de formação da Guarda Municipal - O centro de formação seria ligado a Escola de Governo e tem o objetivo de garantir a formação obrigatória para novos guardas, desenvolvendo materiais didáticos alinhados às necessidades e realidades locais. Além de posicionar Toledo como um centro de excelência para a formação de servidores da segurança pública na região.
Para Rogério a criação do centro de formação seria crucial e auxiliaria a Guarda Municipal a desenvolver a própria identidade, reduzindo erros de procedimento e melhorando no atendimento à população, também reduzindo o custo em comparação aos cursos que são realizados atualmente. “A segurança pública não se constrói apenas com equipamentos ou estruturas, ela começa com pessoas bem formadas, preparadas e valorizadas. Então, por isso estamos na expectativa de criar esse centro de formação, pois seria uma economia maior ao município e também uma agilidade nas formações, visto que, atualmente, temos que realizar convênios com outras instituições policiais para o armamento da GM, por exemplo”, comentou o secretário de Segurança e Trânsito.
Leandro Marcelo Ludvig, secretário de Recursos Humanos, também discorreu sobre o centro de formação: “essa parceria entre Guarda Municipal, Recursos Humanos e Escola de Governo, com certeza irá qualificar ainda mais os profissionais, deixando-os mais aptos para o serviço, consequentemente, uma Toledo mais segura”, concluiu.
Fundo de Iluminação Pública (Cosip) - O Artigo 149A da Constituição Federal prevê que parte do recurso do fundo de iluminação pública pode ser repassado para o monitoramento e preservação de lugares públicos. Com isso, a Guarda Municipal busca esse repasse para poder instalar câmeras em diversos pontos do município, a exemplo de Novo Sarandi e Vila Nova, que irá receber em breve uma câmera de monitoramento.