05/09/2025 16:26 | Prefeitura de Toledo | 405 visitas

Atleta de Toledo representa o Brasil em Pan-Americano de Tênis de Mesa

Foto: Prefeitura de Toledo

Um jovem talento do tênis de mesa nacional tem endereço em Toledo, no Oeste do Paraná. Aos 13 anos, Gustavo Avelar está, neste momento, na Guatemala, defendendo a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa 2025 das categorias sub-11 e sub-13.

A competição, no país mais populoso da América Central, começou na quarta-feira (3) e segue até o próximo dia 10 (quarta-feira), reunindo alguns dos principais nomes da modalidade no continente. Organizado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF Américas), o torneio é disputado nos naipes masculino e feminino, com jogos em modalidades individual, duplas, duplas mistas e por equipes.

Odonto Celer em Toledo oferece facetas de resina e atende pelos principais convênios da região; confira

Na categoria sub-13, Gustavo compõe o time brasileiro ao lado do maranhense Artur Jacob, do catarinense Eduardo Kennecke e do piauiense Israel Junior. O quarteto tem a missão de enfrentar adversários de diferentes países que também despontam como promessas da modalidade.

A trajetória de Gustavo ajuda a explicar sua convocação. Praticante de tênis de mesa há oito anos, ele se firmou como uma das grandes revelações recentes do esporte no Brasil. Além de ser multicampeão estadual, conquistou o título brasileiro em 2023 e ocupa atualmente a liderança do ranking nacional em sua categoria. 

Dermatologia e Oftalmologia veterinária: o melhor em estrutura, experiência e cuidado para o seu pet
Gustavo Avelar faz parte da seleção brasileira sub-13 que disputa, na Guatemala, entre os dias 3 e 10/9, competição que reúne melhores mesatenistas do continente

Em março deste ano, em Cuenca, no Equador, sagrou-se campeão sul-americano, resultado que lhe abriu as portas para o Pan-Americano. “O fato de disputar a competição continental já é um feito importante para o tênis de mesa local e estadual, pois só três atletas do Paraná foram convocados. O Gustavo já está fazendo história, mas é um atleta muito novo e tem ainda um longo caminho a percorrer na modalidade, o qual será determinado pelo seu esforço e dedicação, que são duas de suas qualidades”, avalia o treinador do atleta, Emerson Jeronimo.

De acordo com o técnico, o mesatenista toledano vive sua melhor fase, competindo em pé de igualdade com atletas de categorias acima da sua, o que, em tese, aumenta suas chances de conquistar um bom resultado na Guatemala.  “Ele possui boas chances na competição, mas é importante destacar que, para garantir um pódio e quem sabe uma vaga no Mundial, a tarefa é bastante difícil, pois, entre seus adversários estarão canadenses e americanos, que são atletas chineses naturalizados por esses países”, explica Emerson.

Batista Gás e Água Mineral de Toledo oferece brinde na compra do botijão de gás e promoções com prêmios de até R$ 300 mil

Gustavo Avelar faz parte do Projeto de Tênis de Mesa de Toledo, desenvolvido em pelas secretarias municipais de Esportes e Lazer e da Educação. Além da Prefeitura de Toledo, o projeto também conta com apoio do Yara Country Clube, da Orca Contabilidade, da Federação de Tênis de Mesa do Paraná e da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.