A Guarda Municipal de Toledo conclui em setembro o ciclo de treinamento contínuo anual, totalizando cerca de 110 horas de capacitação. O processo, iniciado nos primeiros meses do ano, envolveu aulas teóricas e práticas em áreas como videomonitoramento, técnicas de abordagem, atendimento pré-hospitalar (APH) de combate, além de armamento e tiro com armas longas e curtas.
A etapa final é marcada pelo treinamento prático de técnicas de tiro, realizado no Clube de Tiro Velho Texas. Para 2026, já está existe um planejamento de capacitações com aproximadamente 120 horas de formação.
O coordenador de Formação e Planejamento da corporação, Nerisson Luis de Lima, destacou a necessidade de atualização constante dos agentes em novas tecnologias e técnicas policiais. “Sempre precisamos atualizar as técnicas da atuação policial. No que há de mais moderno em tecnologias implantadas no município, a equipe passa por capacitação, e a parte de armamento e tiro também está em evolução. Quanto mais o guarda municipal é treinado e preparado, melhor será o atendimento prestado à comunidade”, analisa.
O agente da corporação, Lucas Both, avaliou a experiência prática como essencial para o trabalho nas ruas. Ele ressaltou que o uso de diferentes calibres e simulações diversas aproxima a realidade do cotidiano operacional.
“Essa experiência é muito importante para quem atua no dia a dia, porque o que treinamos, colocamos em prática. O treinamento com calibre .380 e calibre 12 é fundamental, porque envolve exercícios individuais, em dupla, em pé, ajoelhado, de diferentes formas. Isso dá uma confiança muito grande para a corporação em situações reais”, comenta.