A Secretaria da Fazenda de Toledo orienta os produtores rurais que ainda utilizam nota fiscal física a entregar, até o dia 23 de dezembro, todos os documentos emitidos ao longo de 2025. A recomendação não se aplica a quem já migrou para a nota fiscal eletrônica, modalidade que dispensa a necessidade deste procedimento.
O atendimento está concentrado no Setor do Produtor Rural, instalado no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em estrutura vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap). O serviço funciona em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 11h45 e das 13h às 17h.

Para os produtores de Vila Ipiranga, Vila Nova e Novo Sarandi, também é possível fazer a entrega das notas nas respectivas administrações distritais, observando o horário de atendimento de cada local.
Embora o prazo legal para a entrega das notas físicas se encerre apenas em 15 de fevereiro, a orientação é que o procedimento seja antecipado. Segundo a pasta, é comum que, em janeiro, as filas aumentem em função do início da colheita.

A entrega dentro do prazo também evita problemas relacionados à suspensão do cadastro do produtor rural. Quando isso ocorre, o agricultor fica impedido de emitir novas notas fiscais (o que pode travar a comercialização da produção) e ainda corre o risco de perder benefícios vinculados ao cadastro ativo, como os programas que oferecem tarifas diferenciadas de energia elétrica.
Para mais esclarecimentos, o Setor do Produtor Rural disponibiliza duas linhas telefônicas (45) 3196-2378 e 3196-2377. O segundo número, por sinal, responde mensagens via WhatsApp.












