Hoje às 17:17 | Prefeitura de Toledo

Certi Pioneiro reabre em 2026 com melhorias e expansão de serviços

Foto: Prefeitura de Toledo

O Centro de Revitalização da Terceira Idade Dr Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro) retomou as atividades nesta segunda-feira (09) com uma recepção e aulão de ginástica para os participantes. A reabertura contou com a presença de cerca de 350 idosos e autoridades, que apresentaram as melhorias e mudanças que foram realizadas durante o período de recesso. Com a chegada de novos profissionais e reforma nas estruturas, novas modalidades como a musculação, serão oferecidas aos idosos. 

“Eles estavam muito ansiosos para a volta das atividades, tanto que muitos deles já estavam vindo semana passada para ver se tinha algo acontecendo”, comenta Josefina da Costa Santos (Zenna), coordenadora do Certi Pioneiro.

Odonto Celer em Toledo oferece facetas de resina e atende pelos principais convênios da região; confira

Simone Ferrari, secretária Municipal de Assistência Social, comenta: “2025 foi um ano de muito trabalho e obtivemos um aumento de 15% de público frequentando nossos espaços, o que nos deixa muito feliz, porque são mais idosos em movimento e com maior qualidade de vida”. Ela acrescenta que “com todas as novidades, o ano está iniciando com muita energia e dedicação voltado à política do idoso”.

Com a presença de 350 idosos, o centro celebra o retorno com aulão de ginástica e novidades no espaço físico

Nilsi Pommerening, participou pela primeira vez das atividades do Certi e diz: “queria muito participar das atividades, para me manter ativa e cuidar da minha saúde. Eu ouvi muitas pessoas falarem bem, e já estou adorando o primeiro dia. Todo mundo muito animado e os professores todos muito legais”. 

O que muda quando seu pet conta com veterinário 24 horas?

Reparos - Durante o recesso de virada de ano,  que iniciou na segunda semana de dezembro, diversos reparos foram realizados nas estruturas do Certi Pioneiro. Foi concluída a reforma da piscina, que inclui os banheiros da mesma área,  reparos na pintura, estrutura hidráulica, elétrica e a conclusão da academia de musculação e a aquisição dos equipamentos.

Parceria com a Sanepar - “Foi fechada uma parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar),  que está construindo um ‘Jardim de Mel’. Esse é um projeto socioambiental que visa aumentar a população de abelhas nativas sem ferrão e promove o plantio de sementes diversas. A ação é uma estrutura de uma política ambiental da Sanepar em que os dois Certis de Toledo foram incluídos e agora estão em fase de construção”, frisa Simone Ferrari.