Hoje às 11:46 | Plantão Toledo | 344 visitas

Operação contra tráfico de drogas cumpre mandados em Toledo

Foto: Divulgação

Uma operação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Federal (PF), denominada Operação Red Flag, foi deflagrada nesta quinta-feira (23) com o objetivo de desmantelar um esquema de tráfico interestadual de drogas que utilizava aeronaves. Toledo está entre as cidades onde foram cumpridos mandados.

A ação, que investiga uma complexa rede criminosa, se estendeu por diversos estados, incluindo Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e um de prisão temporária em diferentes municípios.

Odonto Celer em Toledo oferece facetas de resina e atende pelos principais convênios da região; confira

As investigações, que duraram cerca de um ano, tiveram início após a identificação de um piloto de aeronaves da região de Araçatuba (SP), suspeito de transportar drogas para uma organização criminosa que atuava em vários estados. As apurações revelaram que aeronaves eram preparadas em hangares e oficinas em Birigui (SP) para o transporte de cocaína.

A organização criminosa possuía uma estrutura bem definida, com núcleos responsáveis por finanças, logística aérea e terrestre, além de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio. Em uma das ações, o grupo transportou quase uma tonelada de cocaína utilizando aeronaves agrícolas no interior do Paraná, no final de 2024.

Peça gás e água em Toledo com rapidez pelo WhatsApp da Batista Gás e Água Mineral

As investigações apontam que mais de R$ 160 milhões foram movimentados em operações suspeitas, com o uso de contas pessoais, empresariais e de terceiros para ocultar a origem dos recursos. Os integrantes do grupo criminoso exibiam um padrão de vida incompatível com seus rendimentos declarados, adquirindo imóveis de luxo, propriedades rurais, veículos, embarcações e aeronaves.

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou medidas cautelares patrimoniais para enfraquecer a organização financeiramente. Os investigados poderão responder por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.