As primeiras famílias contempladas no programa Pró Moradia para as residências que estão sendo construídas no Loteamento Social em Toledo participaram, nesta quinta-feira (30), de uma reunião com o departamento de Desenvolvimento Habitacional, vinculado à Secretaria do Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade. Foram duas reuniões no Auditório Acary Oliveira, com as 218 famílias enquadradas nos critérios para adquirir as residências com financiamento facilitado, por meio da Prefeitura de Toledo com a Caixa Econômica Federal.
O objetivo da reunião foi informar às famílias sobre o projeto das casas, o tamanho, a localização, a quantidade e o valor das parcelas, conforme explicou a assistente social do Departamento de Desenvolvimento Habitacional, Ana Lúcia Rabaioli. Ela acrescentou que as famílias também terão à disposição cursos profissionalizantes voltados à geração de emprego e renda e orientações sobre convivência comunitária, saúde e preservação ambiental.

As famílias têm renda bruta mensal de até R$ 2,4 mil e as mensalidades serão de R$ 265,00, quando pagas em dia. O financiamento será de até 20 anos. O Loteamento Social é localizado entre o Jardim Coopagro e a Linha Xaxim, e tem capacidade para até 713 terrenos. O local tem infraestrutura completa (asfalto, galerias, calçadas, rede de água e esgoto), e acesso pela Rua João Orestes Ruaro, no Jardim Coopagro.

As casas terão 42 e 45 metros quadrados, com sala, cozinha, banheiro e dois quartos, sendo as maiores adaptadas para pessoas com deficiência (PCD). Todas ficarão em terrenos de 150 metros quadrados, com espaçamento entre as casas, permitindo futuras ampliações.

Mais dignidade - O prefeito Mario Costenaro ressaltou que a entrega das moradias representa um marco para as famílias contempladas e para o desenvolvimento de Toledo. Ele afirmou que o projeto é resultado do esforço coletivo da equipe técnica e do comprometimento da gestão em garantir habitação digna. “Ninguém faz nada sozinho. Cada conquista é fruto da união de pessoas que acreditam no mesmo propósito”, frisou.

Costenaro destacou ainda que o programa habitacional oferece mais do que a casa própria, ao incluir ações de capacitação e convivência comunitária. “Além de adquirir o imóvel, as famílias terão acesso a cursos e atividades que fortalecem a cidadania. Esse é um passo importante na construção de uma Toledo mais justa e acolhedora para todos”, afirmou.

O secretário de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, Ronald Peixoto Drabik, destacou que o momento representa a concretização de um sonho para as 218 famílias contempladas. Ele lembrou que, desde o início da gestão do prefeito Mario Costenaro, houve empenho para viabilizar o início das obras e que o projeto já está em andamento. “As casas estão sendo construídas, e o que antes parecia apenas um plano agora é realidade. Esse sonho está se tornando possível graças ao trabalho conjunto da equipe e à participação de cada família”, reforçou.













