Hoje às 17:08 | Prefeitura de Toledo

“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas em Toledo

Foto: Prefeitura de Toledo

O Departamento de Saúde Mental (DSM), vinculado à Secretaria de Saúde de Toledo, abriu as inscrições para o evento “Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida”, que será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no anfiteatro do câmpus 1 da Universidade Paranaense (Unipar). A atividade integra o cronograma do Setembro Amarelo, campanha mundial voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento do suicídio.

Com expectativa de reunir entre 1.000 e 1.200 participantes, o encontro terá como público prioritário profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e demais secretarias municipais, além de universitários e comunidade em geral. Para atender à demanda, a programação será replicada nos dois dias, sempre das 8h às 17h30. 

Dermatologia e Oftalmologia veterinária: o melhor em estrutura, experiência e cuidado para o seu pet

Os inscritos poderão optar pela data de participação e receberão certificação de oito horas emitida pela própria instituição de ensino superior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://www.unipar.br/eventos/6195/setembro-amarelo-2025-movimento-pela-vida/.

A abertura oficial do evento, marcada para o dia 25, contará com a presença de autoridades locais. Na programação, destacam-se as palestras “Cuidado em Saúde Mental do Paciente e Também do Cuidador”, ministrada pelo psiquiatra Christofer Moraes Balen, e “Prevenção do Suicídio: evidências, práticas e desafios”, com o psicólogo Diego Alexandre Rozendo da Silva.

Odonto Celer em Toledo oferece facetas de resina e atende pelos principais convênios da região; confira

Diego também participa da roda de conversa “A Importância das Conexões e da Valorização do Bem-Viver: autocuidado e intervenção multiprofissional”, que terá ainda a nutricionista Luciana Zabine de Oliveira e a personal trainer Julia Weinzenmann. “O objetivo deste evento é promover a valorização da vida e a prevenção do suicídio, por meio de ações educativas, reflexivas e de fortalecimento das redes de apoio psicossocial. Queremos envolver a comunidade, os profissionais e os estudantes na discussão sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, unindo o conhecimento acadêmico, a prática do dia a dia e ações conjuntas entre diferentes áreas para fortalecer o cuidado e o acolhimento de quem enfrenta sofrimento psíquico”, pontua a diretora do DSM, Janaina Mery Gomes Formighieri.

Janaina entende que as ações no Setembro Amarelo refletem um trabalho que é realizado o ano inteiro, por meio de ações preventivas e de promoção à saúde mental junto a rede intersetorial do município, bem como com empresas e instituições privadas locais. “Queremos apresentar os serviços da Raps, detalhando o funcionamento do Ambulatório de Saúde Mental e dos três CAPS, além de incentivar o autocuidado, a saúde emocional no trabalho e o enfrentamento de situações de sofrimento psíquico”, explica. “Também buscamos ampliar o diálogo intersetorial, aproximar a saúde mental dos espaços coletivos e fortalecer uma cultura de cuidado e acolhimento”, acrescenta.