O vereador Luís Fritzen faleceu na noite desta sexta-feira (12), aos 77 anos, vítima de um ataque cardíaco fulminante em sua fazenda, na Linha KM 41, no interior de Toledo. O prefeito Mario Costenaro (Republicanos) deve decretar luto oficial no município.
Nascido em 24 de julho de 1948, em San Alberto, na província de Missiones, na Argentina, Fritzen chegou a Toledo ainda bebê, junto da família, em 1949. Filho de Aloísio Fritzen e Maria Rosa Lehnen, cresceu na localidade de Dez de Maio, onde trabalhou na agricultura antes de se dedicar à vida pública. Casado com Ilse Salete Klassen Fritzen, deixa três filhos e dois netos. Atuava também como corretor de imóveis, títulos e valores.
Figura histórica da política toledana, Fritzen exerceu vários mandatos como vereador e foi presidente da Câmara entre 1979 e 1981. Sempre filiado ao mesmo grupo partidário — hoje Partido Progressista (PP) —, foi eleito pela primeira vez em 1976. Neste ano, retornou ao Legislativo como suplente, após a licença de Jozimar Polasso, que assumiu a Secretaria de Esportes e Lazer do Município. Na eleição de 2024, obteve 884 votos.
Ao longo de sua trajetória, destacou-se pela defesa dos produtores rurais, pela articulação na regularização de terras do Pouso Frio e pela renovação do contrato com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que garantiu investimentos expressivos em saneamento e abastecimento de água. Também atuou em pautas ligadas à educação e à infraestrutura rural, além de ter colaborado em diferentes gestões municipais.
O velório será realizado acontece neste sábado (13), na Câmara de Vereadores de Toledo. A partir das 14h30 será realizada uma homenagem a Luiz Fritzen. Após às 15h00, o corpo seguirá para a Missa de Corpo Presente na igreja do distrito de Dez de Maio. O enterro será no Cemitério de Dez de Maio.