Hoje às 13:51 | Plantão Toledo | 437 visitas

PCPR resgata 70 animais em situação de maus-tratos em Toledo

Foto: Polícia Civil

Uma ação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou diversos animais vítimas de maus-tratos em uma propriedade rural localizada na Linha Gavião, distrito de Novo Sarandi, em Toledo, divisa com Nova Santa Rosa. A ação ocorreu entre os dias 12 e 13 de setembro de 2025 e foi motivada por denúncias anônimas recebidas pela polícia.

As denúncias relatavam que o proprietário da propriedade, um homem de 41 anos, submetia animais como cães, bois e aves a práticas cruéis, incluindo mutilações, castração sem anestesia e agressões. Também foi informado que o suspeito mantinha galos de rinha e expunha o filho menor a situações de risco.

Odonto Celer em Toledo oferece facetas de resina e atende pelos principais convênios da região; confira

Durante a operação, a polícia encontrou um cenário de abandono e sofrimento animal. Entre os animais resgatados estavam cães debilitados, filhotes recém-nascidos, animais com problemas de saúde e cerca de 50 galos de briga, dois deles feridos. A equipe também localizou uma estrutura de rinha desmontada e equipamentos utilizados para a prática.

Ainda conforme a PCPR, o proprietário da propriedade havia sido preso pela Polícia Federal (PF) no dia 11 de setembro, em uma operação que apreendeu 1,6 tonelada de maconha, veículos e armas. A prisão do homem resultou no abandono dos animais, o que motivou a ação da PCPR. 

Dermatologia e Oftalmologia veterinária: o melhor em estrutura, experiência e cuidado para o seu pet

Os animais resgatados foram encaminhados para cuidados veterinários, e a Polícia Civil aguarda os relatórios técnicos dos órgãos envolvidos para prosseguir com a investigação.