No último sábado (6) Toledo sediou o Torneio Regional Oeste de Natação, promovido pela Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O torneio foi realizado na Piscina Municipal Claus Fuchs no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, e contou com a participação de equipes de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, com um total de 250 inscritos.
Com 120 provas, 60 femininas e 60 masculinas, a equipe Toledo Natação representou o município em 33 delas. Os atletas conquistaram 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 3 de bronze, levando um total de 26 premiações. O torneio contou com a participação de 5 equipes: Comercial Cascavel e Fábrica de Nadadores de Cascavel, Cataratas natação e Aquafoz de Foz do Iguaçu e a Toledo Natação.
Vinicius Sander Zulian, técnico desportivo de natação da Smel falou sobre o treinamento dos atletas. “Nós estamos num ritmo forte, porque nós temos só mais um mês para os Jogos da Juventude, que é o nosso objetivo desse segundo semestre. Então, o nível está alto, os treinos estão fortes e o pessoal está correspondendo”, destacou.
O secretário da Smel, Jozimar Polasso diz: "O torneio de natação vai além da competição esportiva. Ele fomenta o esporte de base, incentiva hábitos saudáveis e fortalece o vínculo da comunidade com o esporte. É uma iniciativa que gera impacto positivo em diversas áreas”, ressaltou.
A arbitragem da competição ficou a cargo da equipe Aquat com 28 árbitros de Foz do Iguaçu, Maringá, Campo Mourão e Apucarana. Raquel Bazan, Vice-presidente da FDAP comenta sobre a relevância dos torneios: “Essas competições, os regionais, são como um treino, em que eles podem ter experiências de provas que não estão acostumados, e aperfeiçoam as provas que eles estão acostumados a nadar”, explicou.
A FDAP organiza quatro competições regionais durante o ano na terceira região. Esta edição já é a terceira do ano e a segunda realizada no município. Os torneios regionais também servem como uma maneira de oficializar as marcas dos atletas, para estarem aptos a competir em nacionais.
Essa edição do torneio contou com placas de última geração que marcam o tempo. Raquel Bazan, Vice Presidente da Federação comenta sobre a atualização. “Temos o backup dos árbitros também no cronômetro, mas quem marca os tempos são as placas. A gente faz essa mobilização para tornar a competição cada vez mais próxima dos estaduais e dos nacionais”, acrescentou.
Medalhistas da equipe Toledo Natação
Ouro
Gabriel Marafon – 50m Livre, Júnior 2
Gabriel Marafon – 200m Livre, Júnior 2
Pedro H. – 200m Livre, Juvenil 2
Gabriel Marafon – 50m Borboleta, Júnior 2
Isabela Torres Romancini – 50m Livre, Juvenil 1
Yasmin Pauly Follmann – 50m Livre, Infantil 2
Isadora Marafon – 100m Livre, Infantil 2
Heloisa Welter Levandowski – 400m Livre, Infantil 2
Isabela Torres Romancini – 50m Costas, Juvenil 1
Yasmin Pauly Follmann – 50m Costas, Infantil 2
Helena Paludo Dallavale – 50m Costas, Infantil 1
Isabela Torres Romancini – 200m Costas, Juvenil 1
Helena Paludo Dallavale – 50m Peito, Infantil 1
Isadora Marafon – 100m Peito, Infantil 2
Heloisa Welter Levandowski – 200m Borboleta, Infantil 2
Prata
Pedro H. – 50m Livre, Juvenil 2
Pedro H. – 100m Livre, Juvenil 2
Gabriel Marafon – 100m Peito, Júnior 2
Pedro H. – 50m Borboleta, Juvenil 2
Heloisa Welter Levandowski – 100m Livre, Infantil 2
Helena Paludo Dallavale – 100m Livre, Infantil 1
Isadora Marafon – 200m Livre, Infantil 2
Isabela Torres Romancini – 50m Borboleta, Juvenil 1
Bronze
Heloisa Welter Levandowski – 200m Livre, Infantil 2
Yasmin Pauly Follmann – 200m Costas, Infantil 2
Yasmin Pauly Follmann – 200m Medley, Infantil 2