31/03/2025 17:17 | Prefeitura de Toledo | 689 visitas

Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia em Toledo nesta terça (1º)

Foto: Prefeitura de Toledo

A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem início nesta terça-feira (1º) em Toledo, com a distribuição do imunizante nas unidades de saúde de todo o município. A iniciativa, que está na 27ª edição, começa, em nível nacional, apenas no dia 7 de abril. Porém, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) antecipou a aplicação do imunizante para aumentar a cobertura vacinal em uma época do ano na qual as temperaturas começam a baixar.

Para garantir a quantidade necessária, a Sesa enviou 332 mil doses às 22 regionais de Saúde do Paraná e outras 512 mil doses devem chegar nas próximas semanas, sendo distribuídas conforme o recebimento. A vacinação é destinada a um público-alvo de 4.931.410 pessoas em todo o estado, do qual fazem parte: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas (mulheres no pós-parto), trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de pessoas em situação de rua.

Transforme seu sorriso com facetas de resina em apenas um dia na Odonto Celer de Toledo! Agende seu horário aqui

Para receber a dose da vacina, os integrantes destes públicos-alvo devem comparecer às unidades de saúde durante o horário normal de funcionamento, portando documento pessoal com foto, carteirinha de vacinação, cartão SUS e comprovante de endereço.

Uma das grandes novidades deste ano é a mudança no modelo de vacinação. Ao contrário de edições anteriores, as vacinas estarão disponíveis de forma permanente nas salas de vacinação das unidades de saúde, permitindo que a imunização aconteça de maneira contínua, sem a necessidade de aguardar as campanhas sazonais. A meta da Sesa é alcançar, pelo menos, 90% de cada um dos três principais públicos-alvo: crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.