16/04/2024 08:55 | Plantão Toledo | 530 visitas

Toledo obtém reconhecimento federal para situação de emergência em relação à dengue

Foto: Plantão Toledo

Na última segunda-feira, 15, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em diversas cidades do Paraná devido ao aumento significativo no número de casos de dengue. O reconhecimento foi publicado oficialmente no Diário Oficial da União, permitindo que as prefeituras solicitem recursos ao Governo Federal para ações de assistência humanitária.

Entre as cidades reconhecidas estão Toledo, Barracão, Cruzeiro do Iguaçu, Goioerê, Pato Branco, Morretes e Vera Cruz do Oeste. Além destas, outros 129 municípios paranaenses também foram incluídos na lista.

A emergência com o seu pet não acontece com hora marcada! Nessas horas, conte com a Bless Clínica Veterinária

Em Toledo, um dos municípios mais afetados, o último boletim divulgado pela Prefeitura na última sexta-feira, 12, revelou um total de 3.097 casos confirmados de dengue no ano epidemiológico. Tragicamente, sete óbitos foram registrados devido à doença neste período.

Os dados mostram que os cinco bairros mais atingidos pela dengue são Jardins Europa/América, Jardim Facchini, Jardim Coopagro, Jardim Panorama e Centro, com números alarmantes que variam entre 555 e 182 casos confirmados.

Limpeza profissional do seu sofá dois módulos de R$ 350,00 por apenas R$199,99! Agende aqui com a Padrão Estética

Ainda mais preocupante, há 718 pacientes aguardando resultados de exames, o que sugere que o número de casos confirmados pode aumentar nos próximos dias.

Com a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional, as prefeituras desses municípios podem agora buscar recursos junto ao Governo Federal para implementar ações de assistência humanitária, incluindo a compra de cestas básicas, distribuição de água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Abra sua conta na Cresol, a Instituição Financeira Cooperativa

A população é instada a tomar medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, e buscar atendimento médico imediato em caso de sintomas da doença. A colaboração de todos é essencial para enfrentar essa situação de emergência de saúde pública.