Começou na quarta-feira (24), e segue até sexta (26), o curso “Técnicas de Negociação no Agro”, que recebe produtores rurais de pequenas propriedades para tratar de estratégias de venda e negociação. O curso é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Proteína Animal (Smap), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Toledo (local do curso).
O instrutor do Senar, Reinaldo Galvão, comenta sobre a importância de ensinar os agricultores a negociar seus próprios produtos: “com dinâmicas, partes teóricas e análises de casos, nós buscamos aprimorar as potencialidades de cada um de uma maneira interativa para que esses produtores se sintam capacitados e mais preparados para atuar em suas áreas”.
Daliana Uemura, diretora de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento da Smap, comenta que o curso foi solicitado no início do ano, principalmente por agricultores de olerícolas e empreendedores do turismo rural. “Eles pediram por esse curso para aprender a fazer negociação, como vender, como se portar, porque essa é uma dor deles”, diz Daliana.
Para Alessandro Donassolo, do Departamento de Execução de Sistema do Senar, o curso é importante para os produtores devido a dificuldade de assumir o cargo de gestor da propriedade. “As técnicas de negociação são apenas um pequeno eixo de seu trabalho diário. Sem este conhecimento, o produtor se torna refém de quem compra e nós queremos que isso seja revertido, para que ele se torne o protagonista desta negociação”, concluiu.