Foi anunciada, nesta sexta-feira (26), durante coletiva de imprensa, a construção do Complexo Social Cidade da Pessoa Idosa, que abrigará o novo Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) no Jardim Panorama/São Francisco em Toledo. Na ocasião, foi assinado o Decreto Municipal nº 1629/2025, que denomina a estrutura em homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal José Carlos Schiavinato, reconhecido por ter iniciado o processo de implantação dos Certis no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Mario Costenaro em seu gabinete, acompanhado do vice-prefeito Lucio De Marchi; dos vereadores: Chumbinho Silva (líder do governo), Genivaldo de Jesus, Bruno Radunz e Pedro Varela; e de secretários municipais.
Com investimento estimado em quase R$ 7,9 milhões, já assegurado pelo Governo do Estado, o projeto contempla um espaço de 2.111 metros quadrados com salas multiuso, academia, auditório com palco e camarim, cozinha, piscina para hidroginástica, consultórios médicos, sala de fisioterapia, área de artes e dança, além de espaços administrativos e de convivência. O terreno, localizado na Rua Célia Mazaferro, esquina com a Rua Ernesto de La Costa, possui área total de 4.536 metros quadrados e atenderá uma população idosa estimada em 22 mil pessoas.
O novo complexo integrará ações de cinco secretarias municipais (Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família; Saúde; Esportes e Lazer; Cultura; e Meio Ambiente), com oferta de programas, como Mexendo o Esqueleto, Conexão Plena, 60+ Cidadania e Bolsa Protagonista 60+, voltados à promoção da saúde, lazer, autonomia e inclusão social das pessoas idosas.
Segundo o prefeito, a obra faz parte de uma política municipal de atenção à terceira idade. “Toledo foi referência na criação dos Certis e agora avança com o Complexo Social Cidade da Pessoa Idosa, um espaço moderno e acessível, que vai fortalecer as atividades voltadas ao bem-estar e à convivência dos nossos idosos”, destacou Costenaro.
Ele enfatizou que não é ele quem deve aparecer, nem os secretários, mas a população de Toledo. “São as pessoas que são protagonistas da nossa cidade. Cada um tem o seu momento. Nós somos um time, nós somos uma equipe. Não interessa quem esteja protagonizando isso ou aquilo, o que nós queremos é resultado efetivo. E assim a gente vai avançando”, pontuou Costenaro.
Prazos - O projeto técnico, orçamentário e arquitetônico já foi concluído e aprovado pelo Governo do Estado do Paraná, que garantiu os recursos para a obra. No momento, o município aguarda apenas o envio da documentação estadual necessária para dar início ao processo licitatório.
Após o recebimento desses documentos, o processo de licitação deve ocorrer em um prazo estimado de três a quatro meses. A partir da assinatura do contrato e da ordem de serviço, o início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2026. De acordo com o prefeito Mário Costenaro, a execução completa da construção deverá levar cerca de 18 meses, conforme a planilha técnica do projeto.
Presenças - Também estiveram presentes no ato: a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), Lusineide Clemente Benicio Leal; o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Panorama, Bruno Godoi da Silva; e o presidente do Grupo dos Idosos do Jardim Panorama, Daniel Valverde da Costa.