Um procedimento de captação de órgãos considerado inédito devido à idade do doador foi realizado na madrugada desta terça-feira (1º) no Hospital Bom Jesus, em Toledo. Após ter a morte encefálica confirmada, um paciente de 80 anos teve seus rins doados, que foram encaminhados para transplante em Curitiba.
A doação só foi possível graças à autorização da família, que foi acolhida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Hoesp/Hospital Bom Jesus. O gesto é destacado como fundamental para o sucesso do processo.
Segundo o coordenador da CIHDOTT, Itamar Weiwanko, o procedimento é um marco para a instituição. Ele explicou que, apesar da idade avançada, exames realizados em conjunto com a Central Estadual de Transplante confirmaram o bom estado do fígado e dos rins. No entanto, apenas para os rins foi encontrado um receptor compatível a tempo.
"A captação de órgãos em pacientes com essa idade é um fato inédito para o hospital, por conta da idade e, consequentemente, o bom funcionamento dos órgãos", afirmou Weiwanko, reforçando que o caso chama a atenção e só foi viabilizado pelo "sim" da família.