Prefeitura sanciona lei que institui o Programa Agente Mirim

Foto de: Divulgação

As crianças de Toledo terão mais um programa para contribuir com a sua formação cidadã. Na segunda-feira (04), durante a reunião ordinária do prefeito com os vereadores e vereadores do município, foi sancionada a Lei Nº 2.459/2022 instituindo o Agente Mirim em Toledo. A intenção do programa é conscientizar os alunos da rede pública e privada, por meio de atividades complementares como ações informativas, educativas, palestras, rodas de conversa, oficinas, atividades lúdicas, gincanas, entre outras, sobre a importância do combate à Dengue. 

Continue a leitura depois do anuncio.
$ads={2}
A Lei é de autoria do vereador Dudu Barbosa e pretende fomentar medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, bem como os locais de sua procriação. “No nosso entendimento, é possível incutir em nossas crianças a importância de combater os locais de infestação, ensinando como diminuir os criadouros e formando cidadãos conscientes de seu papel no combate à Dengue”. Dudu ainda parabenizou os agentes de combate às endemias presentes no evento pelo trabalho e dedicação. Vários representantes do Legislativo, entre eles o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, participaram do ato. “Sempre que envolvemos a educação, não tem erro, vai funcionar”, afirmou Bisognin. 

Com foco na prevenção, a nova regulamentação é encarada com carinho pela secretária de Saúde, Gabriela Kucharski. “Quando a gente previne não precisa remediar depois”. Investir em ações que impeçam as pessoas de ficarem doentes, conforme Gabriela, evita salas de emergências lotadas, algo que sempre acontece nos períodos em que os casos de Dengue crescem. “Quando a gente educa as crianças, em médio e longo prazo o resultado virá. Primeiro porque vai levar para dentro de casa e quando o pai e a mãe fizerem errado ela vai corrigir. No futuro, quando ela tiver sua casa, seu terreno, ela terá consciência da importância de manter o quintal limpo”, destacou.

As ações do Agente Mirim serão desenvolvidas pelas Secretarias Municipal da Educação (Smed) e da Saúde e integrarão o calendário oficial escolar e a agenda de eventos do município. “Vamos organizar atividades do Programa nas escolas mensalmente, na última sexta-feira de cada mês, e anualmente, durante toda a semana que antecede o Dia Nacional de Combate ao Dengue”, disse a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, lembrando que as atividades serão destinadas aos alunos da Educação Básica, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Após as falas, o prefeito reiterou a importância de desenvolver trabalhos junto às crianças e teceu elogios às ações dos agentes de combate às endemias. “Estamos trabalhando fortemente junto à Educação, com projetos e programas importantes, como o Aluno Conectado, Teia dos Saberes, Professor Pesquisador, entre outras ações, e também temos nos dedicado muito a melhorar as condições dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde, como a adequação ao piso nacional. Toledo sai na frente da maioria dos municípios brasileiros nesta questão e já no próximo pagamento, possivelmente, vocês já terão este benefício”, disse Beto. 

Participe do nosso grupo no whatsapp: 
Receba as notícias em primeira mão!

Fonte: Assessoria
Postagem Anterior Próxima Postagem
original original original original
close