Paraná tem risco 'muito alto' de incêndios florestais em todas regiões, alerta Simepar

Foto de: Divulgação

O Paraná está com risco 'muito alto' de incêndios florestais em todas as regiões, conforme informou nesta quarta-feira (6) o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Veja na imagem acima.

Continue a leitura depois do anuncio.
$ads={2}
Segundo a instituição, o alerta é de 24 horas, mas deverá ser prorrogado até o início da próxima semana quando chuvas deverão ser registradas em todo estado.

Conforme o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, os próximos dias devem ser secos e de baixa humidade relativa do ar, o que requer cuidado redobrado com relação ao risco de queimadas e também à saúde, devido a qualidade do ar.

“Vamos conviver com essas dias de tempo mais seco, temperaturas elevadas, baixa humidade do ar, que propicia que tenhamos um aumento do risco de queimadas no estado assim como fica bastante prejudicada a qualidade do ar, porque sem chuva temos uma grande concentração de poluentes na atmosfera,” disse o meteorologista.

No norte pioneiro, por exemplo, os índices de umidade estão perto dos 30% em alguns municípios nesta quarta-feira. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%.

Lizandro explica que as temperaturas acima da média para este período do ano, bem como o clima seco em todo estado, estão sendo causadas pelo que a meteorologia chama de "bloqueio atmosférico."

“Um bloqueio atmosférico que impede a progressão de frente fria sobre a região sul do país. [..] Por isso o tempo seco, com predomínio de sol e temperaturas altas para o período do ano. [...] Esse veranico se entende possivelmente até o início da próxima semana, quando tem previsão de chuva e uma frente fria deverá romper esse bloqueio," informou o meteorologista.

Participe do nosso grupo no whatsapp: 
Receba as notícias em primeira mão!

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem
original original original original
close