CJU Europa recebe lançamento da Jornada do Jovem Empreendedor

Foto de: Divulgação

O auditório do Centro da Juventude (CJU) Marcio Antonio Bombardelli, no Jardim Europa, foi palco, na noite desta segunda-feira (14), do lançamento da “Jornada do Jovem Empreendedor”. A ação, que integra o programa “Bora Lá Empreender”, visa à capacitação de jovens que desejam montar seu próprio negócio, é fruto da parceria entre as secretarias de  Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) e do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDeseco).

Continue a leitura depois do anuncio.
$ads={2}
Prestigiada pelo prefeito Beto Lunitti, pelos secretários Jennifer Thays Chagas Teixeira (SMDH) e Diego Bonaldo (AgroDeseco), pelo vereador Gabriel Baierle e pela vice-presidente do Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo (Cojem), Julia Gabriela Gato Donasolo, a aula inaugural do programa contou com as palestras dos empreendedores Sabrina Marques Kuhn (da área da comunicação) e do Isaac Souza de Jesus (artista toledano com trabalhos em graffiti apreciados em várias regiões do Brasil e do mundo). Em seguida, o gestor de Empreendedorismo e Gestão da unidade de Toledo do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR),  Willian Braga Tomaz, apresentou um talk show que teve os palestrantes como convidados.

Aliás, caberá ao Sebrae/PR o desenvolvimento dos ciclos da Jornada do Jovem Empreendedor e o primeiro inicia-se no próximo dia 27. Após este, haverá mais quatro encontros semanais sempre às segundas-feiras, das 19h às 22h, no CJU Mariana Luiza von Borstel, no Jardim Coopagro. Podem participar da iniciativa jovens com idade entre 18 e 29 anos que residam em Toledo, os quais já podem se inscrever gratuitamente nos dois Centros da Juventude, o que lhes dará direito ao Passe Social. 

A titular da SMDH explica que neste primeiro ciclo os jovens poderão dar o seu primeiro passo, recebendo assessoria para terem uma ideia, conhecerem as possibilidades de vendas e as tendências de futuro no empreendedorismo. “Esta jornada é um marco histórico, pois percebemos que existem muitos jovens com interesse e vontade de empreender, mas que precisam de qualificação, de conhecimento e do suporte do poder público”, pontua Jennifer. “A partir da história inspiradora da Sabrina e do Isaac, queremos ser a mão estendida para que os jovens abram seu próprio negócio com a segurança de que o governo municipal, por meio da Garantioeste, avalizará os investimentos que se fizerem necessários”, relata.

De acordo com o secretário responsável pela AgroDeseco, a Jornada do Jovem Empreendedor vai permitir que os participantes tenham um entendimento melhor sobre o que é ter o próprio negócio. “Empreender não é só abrir um CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica] e trabalhar naquilo que gosta. É também desenvolver a proatividade, de buscar soluções para problemas que não existiriam caso não assumisse esse risco, os quais são em quantidade muito maior do que os enfrentados pelas pessoas que estão empregadas”, compara Diego. “Quem tem visão empreendedora supera estes desafios porque acredita que, no final, será recompensado pelo esforço. Se, por acaso, depois de tanta luta, o empreendimento não der certo, vai ser inserido no mercado de trabalho em condições muito melhores de empregabilidade. Contudo, para que estas ideias floresçam e renda frutos, incluímos os jovens empreendedores como beneficiários em potencial do convênio que o município tem com a Garantioeste, oferecendo-lhes crédito barato e acessível”, comenta.

Curta nossa página no Facebook: 


Participe do nosso grupo no whatsapp: 
Envie sugestões de pautas e receba as notícias em primeira mão!

Fonte: Assessoria
Postagem Anterior Próxima Postagem
original original original original original
close