Desde o início da atual gestão existe uma pauta constante com a Sanepar, adiantando informações sobre novos loteamentos e a expansão imobiliária para que a empresa possa também agir com rapidez. “Conforme o novo marco legal do saneamento, nós precisamos ofertar 90% de coleta de esgoto e 99% de água tratada no município, para tanto, é preciso estarmos alinhados com a Sanepar que é quem executa esses serviços. Algumas medidas para atingirmos esse objetivo foram incorporadas no termo aditivo para a renovação do contrato”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto.
Sobre a ampliação do crédito, em junho de 2021, a diretoria da Sanepar e o prefeito Beto Lunitti e representantes do governo municipal estiveram reunidos para discutir a renovação do contrato para a prestação dos serviços de saneamento em Toledo, já baseando-se na nova legislação nacional acerca do tema. Na ocasião, Lunitti solicitou o aumento da porcentagem. “A Sanepar levou essa proposta para um comitê que aprovou esta demanda e ampliou este repasse, conforme foi aprovado na Assembleia Geral das Microrregiões do Serviços Públicos de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná em março”, explicou o gerente regional da Sanepar em Toledo, Eduardo Luiz Arrosi.
A notícia foi comemorada pelo prefeito Beto Lunitti. “São mais recursos para levarmos qualidade de vida para nossa população. A Sanepar tem sido uma grande parceira do município e nos atendeu em mais uma necessidade”.
Durante a reunião, Lunitti ainda foi posicionado sobre situações que estão encaminhadas junto ao órgão como a retomada dos trabalhos das ligações de esgoto no Loteamento Schneider, a estação elevatória que irá atender a região do Condomínio Guerino Pagnussatt, alguns trabalhos em Dois Irmãos que foram interrompidos para que a Emdur conclua alguns trechos de asfalto no distrito, a rede de esgoto na Rua Carlos Sbaraini (que tem a sua reurbanização planejada pela atual gestão) e os projetos para as instalações de água e esgoto no Bairro Cristo Rei, primeiro empreendimento do Programa Lote Social.
Fonte: Assessoria