Alunos da Waldyr Becker avaliam novo ingrediente para a merenda escolar

Foto de: Divulgação

Os alunos do 5º ano ‘A’ - integral da Escola Municipal Waldyr Becker, no Fachini, tiveram uma missão especial nesta quinta-feira (05). Coube à turma avaliar um novo ingrediente a ser inserido no cardápio das refeições produzidas na Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social). Além do arroz, feijão, batata e saladas, as crianças consumiram carne moída de tambaqui refogada. O tambaqui é nativo dos rios amazônicos.

Continue a leitura depois do anuncio.


A intenção é oferecer mais opções e variar a merenda escolar. Conforme a nutricionista da Cozinha Social, Tiely Miranda Pedroso, o peixe possui diversos benefícios para esta fase da vida. “É uma fonte de proteína e gordura boa. Vai contribuir para o corpo e a mente, estimulando a capacidade intelectual e o desenvolvimento da criança, em especial na aprendizagem, algo muito importante para quem está no período escolar”. 

Sobre a avaliação do novo alimento, a nutricionista explicou que esta é uma recomendação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As crianças receberam um questionário com as opções ‘gostei’, ‘não gostei’ e ‘indiferente’. “Foram 22 alunos que participaram do teste, com 20 afirmando ter gostado e duas que se mostraram indiferentes. Com essa aprovação, a gente agora pode criar outras formas de apresentação e pratos com a carne de tambaqui”, explicou. 

Se no teste oficial os estudantes aprovaram, nas conversas isso ficou ainda mais evidente. Pedro da Silva Veiga, de 9 anos, almoça na escola todos os dias. “A comida sempre é boa, mas esse peixe eu gostei muito. Acho que nas outras escolas deve ter também. Eu respondi sim no meu cartão”, afirmou. O colega de turma, Lucas Nascimento de Oliveira, também de 9 anos, foi ainda mais longe. “Eu amei esse almoço de hoje, está delicioso”, salientou. 

Além de Tiely, responsável pelo almoço servido aos estudantes que frequentam turmas integrais em escolas da rede municipal e também acompanha o cardápio dos alunos com restrições alimentares, a nutricionista e responsável por acompanhar a produção da merenda escolar, Fernanda Manzatti Galvão, também contribuiu com a ação na Escola Municipal Waldyr Becker.  

A partir do resultado positivo junto aos estudantes, a administração municipal deve iniciar os processos para a aquisição deste alimento para poder oferecer mais esta opção já ano que vem. “Vamos buscar fornecedores. Nós recebemos para o teste um total de 40 quilos. A intenção é inserir o tambaqui no cardápio já para o ano que vem”, concluiu o diretor da Cozinha Social, Luiz Bazei.

Curta nossa página no Facebook: 


Participe do nosso grupo no whatsapp: 
Envie sugestões de pautas e receba as notícias em primeira mão!

Fonte: Assessoria
Postagem Anterior Próxima Postagem
original original original original original original
close