Lideranças políticas e empresariais prestigiam o INOVAMEAT Toledo

Foto de: Ricardo Morante/Divulgação

A abertura oficial do INOVAMEAT Toledo - Inovação na Produção de Proteína Animal - foi marcada pela grande presença de autoridades políticas e empresariais nesta quinta-feira (31), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo. O evento prossegue até sábado (2). Lideranças participantes do INOVAMEAT defenderam a importância da agropecuária de Toledo e destacaram ainda a relevância do setor na contribuição a outras áreas, como a social, a ambiental e econômica.

Continue a leitura depois do anuncio.

As autoridades foram unânimes em citar a inovação como principal instrumento de agregação de valor à cadeia de produção da proteína animal, garantindo maior competitividade e eficiência. Durante a solenidade foram assinados um termo de adesão e dois acordos de cooperação técnica entre a Embrapa Suínos e Aves, Programa Oeste em Desenvolvimento e Prefeitura de Toledo.
 
O prefeito Beto Lunitti agradeceu a presença de todos os presentes, destacando a importância do INOVAMEAT. “Estamos fazendo história ao realizar um evento deste porte para discutir a proteína animal em todas as suas cadeias”. Lunitti destacou a parceria de instituições importantes no evento como as cooperativas, a Embrapa, Sebrae, Apex, Anatel, e entidades como o Sindicato Rural de Toledo e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).
 
O prefeito declarou que muitos outros INOVAMEAT serão realizados a partir deste primeiro. “Nós queremos, oxalá, transformar este evento no Show da Proteína Animal do Brasil, sendo referência em tecnologia e inovação”, afirmou o prefeito, em alusão ao Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos do agronegócio no Brasil.
Para o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, a cidade sairá mais fortalecida com o INOVAMEAT. “Que possamos sair daqui mais fortes e mostrar que produzimos alimentos cada vez mais com maior qualidade e eficiência”.
 
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Anaide Holzbach de Araújo acrescenta que o evento é uma ótima oportunidade para agregar valor à produção de proteína animal. “Por isso, aproveitem todo conhecimento que será exposto aqui”, recomendou.
 
Para o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Norberto Ortigara, o conjunto de forças das lideranças coloca o Paraná como de fato o principal produtor de proteínas animais do Brasil, quase 6 milhões de toneladas. O setor de suinocultura tende a crescer de 60% a 80% nos próximos cinco anos", exemplificou. “Quando Toledo organiza um momento deste, de inovação ao longo das cadeias proteicas, ele dá essa oportunidade ao produtor de conhecer o que está sendo feito nas indústrias para melhorar o processamento, baixar custos, enfim aumentar a eficiência da cadeia, o que provavelmente vai permitir maior rentabilidade ao produtor e proporcionar preços mais atraentes para o consumidor”.
 
Na mesma linha seguiu o discurso do deputado federal Sérgio Souza, da Frente Parlamentar Agropecuária, que lembrou que há alguns anos era inimaginável produzir no Cerrado, mas hoje as tecnologias inovadoras transformaram o Brasil em um dos maiores produtores de grãos. “Estamos passando por um novo ciclo com a Internet das Coisas e somente com a Inovação vamos alavancar ainda mais a produção de proteína animal”, enfatizou.
 
Também estiveram presentes no evento vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Edenilson Carlos Copini; gerente Regional Oeste do Sebrae, Augusto Cesar Stein; gestora de projetos de promoção internacional da gastronomia e dos setores de aves, suínos, algodão e vinhos, da Apex, Rafaela Albuquerque; gerente executiva de Relações Governamentais e Institucionais em Estados e Municípios na BRF, Helena Romeiro de Araújo; presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Leoclides Bisognin; presidente do Sistema FAEP/Senar do PR, Ágide Meneguette; chefe da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande, Antonio Nascimento Ferreira Rosa; secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Luiz da Costa Souza e secretário Adjunto da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jairo Gund.
O evento prossegue com conteúdos para toda a cadeia produtiva da suinocultura, avicultura, bovinocultura de leite e piscicultura. Estão programadas palestras, minicursos, rodadas de negócios, Mapa Conecta Proteína Animal, que já selecionou 20 startups finalistas entre cerca de 60 inscritas. A programação traz ainda temas de interesse geral como INOVAMEAT Carreira, mulheres no agro e sucessão familiar.
 
O INOVAMEAT Toledo tem organização da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e Sindicato Rural de Toledo em parceria com a FB Group-Eventos e apoio da Prefeitura de Toledo, Embrapa Suínos e Aves e do Ministério da Agricultura, entre várias outras instituições.

Curta nossa página no Facebook: 


Participe do nosso grupo no whatsapp: 
Envie sugestões de pautas e receba as notícias em primeira mão!

Fonte: Assessoria
Postagem Anterior Próxima Postagem
original original original original original original
close