Atividade no CEU das Artes encerra Semana do Livro Infantil em Toledo

Foto de: Divulgação

O Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes) recebeu na última quarta-feira (20) atividade que marcou o encerramento da Semana do Livro Infantil em Toledo. Estudantes da Escola Municipal Ivo Welter assistiram à contação das histórias “Até as princesas soltam pum”, livro escrito por Ilan Brenman, ilustrado por Ionit Zilberman e narrado, por meio de sonorização, pelas servidoras Loreci Lucia Herkert Beal e Elenice Camargo; e “A bruxa apaixonada e o lobo fujão”, obra de Lilian Zieger que foi dramatizada com caracterização da equipe da biblioteca.

Continue a leitura depois do anuncio.


Ambas as obras tiveram cenários contidos nas páginas de um livro gigante feito a partir de papelão e outros materiais reciclados pintado à mão pela equipe da biblioteca com o toque final da professora Marta Guder, da Casa da Cultura. Com paisagens utilizadas frequentemente em histórias infantis, a ideia é que o item ganhe múltiplas funcionalidades.

Depois de ouvirem a contação de histórias, as crianças participaram da oficina “Confecção de um livro de história”. Após uma rápida explicação, elas soltaram a imaginação e, a partir dos recursos disponibilizados (papel sulfite, cola branca e colorida, giz de cera, lápis de cor, fita mimosa, e figuras e adesivos diversos), criaram uma história curta, de quatro páginas.

Biblioteca Pública Municipal
Alusivas ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, estas atividades foram anteriormente realizadas nas duas unidades da Biblioteca Pública Municipal. Na do Centro, que passou a atender provisoriamente em novo endereço (Avenida Parigot de Souza, 2946), elas aconteceram no dia exato em que o espaço abriu as portas para o público e proporcionaram momentos de diversão e conhecimento a alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dalva Nogueira e da Escola Municipal Egon Werner Bercht. 
 
No dia seguinte, terça-feira (19), foi a vez da extensão da Vila Pioneiro, anexa ao Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer receber as atividades da Semana do Livro Infantil, da qual participaram estudantes do Cmei Iraci de Souza Batista e da Escola Municipal Walter Fontana. Em todas estas ocasiões ficou nítido o legado de Monteiro Lobato, primeiro autor brasileiro que se dedicou a escrever obras para o público infanto-juvenil nascido em Taubaté/SP a 18 de abril de 1882, razão pela qual se escolheu esta data para se celebrar todos os anos o Dia Nacional do Livro Infantil.

Rosselane Giordani, titular da Secretaria da Cultura, pasta que gerencia o CEU das Artes e as bibliotecas públicas, observa que esta ação teve início no ano passado. “Estamos muito felizes com a adesão das crianças nesta atividade que valoriza o livro e a literatura em um momento lúdico para encantar e despertar o gosto pela leitura. Esta é uma das ações integradas na política pública das bibliotecas que estamos estruturando de modo a promover a ocupação deste espaço tão importante para a cultura da nossa cidade", explica.

Extensão
A secretária informa ainda que durante este ano as bibliotecas receberão mais atividades a partir do Projeto de Extensão "Bibliotecas públicas como espaço de práticas e saberes para o fomento da formação leitora", desenvolvido em parceria com o curso de Letras, do câmpus Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). "Nossa intenção é expandir as ações de fomento à leitura em nossas bibliotecas, e,  por isso, estamos estabelecendo uma agenda permanente de atividades, como contação de histórias realizadas pelas equipes das unidades da Biblioteca Pública Municipal, mas também lives literárias e podcast  que serão lançados em maio, entre outras atividades que serão realizadas ao longo deste ano", anuncia Rosselane.

Curta nossa página no Facebook: 


Participe do nosso grupo no whatsapp: 
Envie sugestões de pautas e receba as notícias em primeira mão!

Fonte: Assessoria
Postagem Anterior Próxima Postagem
original original original original original original
close