51 professores de apoio são convocados após sanção da Lei nº 2.418/2022 proposta pelo Executivo

Foto de: Divulgação

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Recursos Humanos (SRH), publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (28) a convocação de novos servidores municipais. Aproximadamente 100 profissionais foram chamados para atender, em especial, as Secretarias de Saúde e Educação. São professores, médicos, enfermeiros e demais trabalhadores que irão reforçar o quadro funcional em diversas áreas. 

Continue a leitura depois do anuncio.


Dentre todos profissionais que deverão ingressar no serviço público, 51 atenderão uma demanda tratada com muita dedicação pelo Gabinete do Prefeito e a Secretaria Municipal de Educação (Smed). São os professores de apoio à diversidade e inclusão (PADI’s), uma necessidade das crianças com alguma necessidade individualizada de atendimento. “Nós conseguimos dar solução para esta questão a partir de uma lei com o intuito de contratar esses PADI’s de forma mais rápida”, explicou o prefeito Beto Lunitti.

A nova legislação foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira (27). “Na mesma data autorizamos a convocação de 51 profissionais, o que resultou neste chamamento de hoje [quinta-feira]. Nunca nos furtamos desta discussão e sabíamos da necessidade, porém é preciso respeitar os processos legais”, reforçou Lunitti. 

Educação fortalecida - A pasta com maior número de convocados é a da Educação. Uma das necessidades urgentes era a contratação de professores de apoio à diversidade e inclusão (PADI’s) e o problema foi solucionado pela administração municipal. A partir da aprovação da Lei nº 2.418/2022 a Prefeitura foi autorizada a realizar o chamamento de profissionais para o acompanhamento de estudantes com necessidade de atendimento especializado por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS). 

No total, constam na lista 46 professores T20 (carga horária de 20 horas semanais) e 5 profissionais T40 (carga horária de 40 horas semanais) exclusivamente para o Atendimento Especializado em Educação (AEE). O mapeamento dos alunos com esta necessidade foi feito pelo Núcleo de Estudos e Atendimentos à Diversidade e à Inclusão (NEADI). “As escolas e centros municipais de educação infantil encaminharam suas demandas e o NEADI fez o contato e analisou caso a caso apontando quantos professores seriam necessários para as demandas”, explicou a secretária da Smed, Elisângela Batista. 

A secretária acrescenta que as demandas são grandes e as mais urgentes estão contempladas nesta primeira convocação. Elisangela ainda informa que são vários graus de necessidade e nem sempre o atendimento é individual. “Se tomarmos como exemplo alguns casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) mais leves, um professor ou professora pode acompanhar três crianças. Tudo isso foi avaliado e será acompanhado pelo NEADI”. Em situações mais graves, o atendimento é individual, pois os alunos dependem do PADI para todas as suas necessidades, inclusive para sua locomoção. 

Além destes, ocorreu também o chamado para mais cinco professores T20 e dois T40 e um para a educação física, além de quatro cozinheiras. “Esperamos que todos os PADI’s e demais profissionais atendam à convocação. Estamos com uma expectativa muito boa para preencher, de forma rápida, estas vagas”, concluiu Elisângela. 

Ampliação dos serviços em saúde - Outro setor que ganha reforços é a Saúde. Doze técnicos em farmácia, dois assistentes sociais, três agentes de combate às endemias, onze enfermeiros, quatro clínicos gerais e três pediatras vão ampliar o quadro funcional. Os profissionais vão atender diversos programas e ampliar a oferta de alguns serviços, reforçando a atenção primária e os atendimentos de urgência e emergência, além de ampliar a Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD). 

Demais pastas - Além de profissionais para o atendimento exclusivo nas áreas da Saúde e Educação, foram convocados um fiscal de obras e posturas, um professor de educação física para a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) e cinco assistentes em administração.

Curta nossa página no Facebook: 


Participe do nosso grupo no whatsapp: 
Envie sugestões de pautas e receba as notícias em primeira mão!

Fonte: Assessoria
Postagem Anterior Próxima Postagem
original original original original original original
close