Mês da Água: recuperação de nascente é realizada na Linha União

Foto de: Divulgação

O mês da água continua repleto de ações. Nesta quinta-feira (10) foi realizada a recuperação da nascente na propriedade do produtor Claudecir Pielk, na Linha União, próximo a São Salvador. A ação foi conduzida pelos gestores municipais de Educação Ambiental das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Ambiental e Saneamento. Participaram voluntários Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), Sanepar, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS), Coletivo Educador e Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (CISEA). 

Continue a leitura depois do anuncio.

Além de recuperar e a única fonte hídrica da propriedade, os gestores reforçaram a importância da água para os seres humanos. “O sentimento é de dever cumprido, pois como educadora sempre enfatizamos para os educandos a importância de preservar os recursos hídricos. Esta recuperação beneficiará a família Pielk com água de qualidade, além de aumentar consideravelmente a possibilidade desta nascente se manter ativa por longo tempo”, destacou a gestora ambiental, coordenadora de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Sandra Kopeginski. 

O proprietário da área, Claudecir Pielk, agradeceu pela ação realizada. Segundo ele, já fazia anos que buscava esse apoio para proteger a única fonte de água que abastece 70 cabeças de gado leiteiro e também a própria família. “Água é vida, nós dependemos diretamente desse recurso para sobreviver. Agora estamos contentes, pois poderemos consumir uma água limpa e de qualidade”, afirmou. 

O monitor contratado pelo Convênio Linha Ecológica e Itaipu Binacional para realizar a parte técnica e operacional na nascente, Maycon Tavares, explicou que foi realizado um trabalho de proteção da nascente. “Para isso utilizamos a técnica de reutilizar a contenção que já existia no local. Fizemos o preenchimento com pedras, que funcionarão como filtro, deixamos dois canos, um que está enterrado e outro superficial, para captação dessa água, cobrimos para que não haja contaminação externa e agora o produtor poderá usar essa água, que vai direto para a propriedade dele onde será utilizado tanto para a bovinocultura, quanto para o uso doméstico”, pontuou. 

Outras ações estão previstas ainda para o mês de março, entre elas estão a recuperação de outras duas nascentes e o concurso "Um Rio Passa por Aqui", envolvendo escolas e centros de educação infantil na pintura de bueiros. A programação completa está acessível no Instagram da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento. 

Curta nossa página no Facebook: 


Participe do nosso grupo no whatsapp: 
Envie sugestões de pautas e receba as notícias em primeira mão!

Fonte: Assessoria
Postagem Anterior Próxima Postagem
original original original original original original
close