Comitiva visita prédios que abrigarão novos equipamentos da SMAS

Foto de: Divulgação

No início de 2021 a administração municipal solicitou uma avaliação do prédio que abrigava o Centro de Referência em Assistência Social (Cras I) e o setor administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O documento utilizou a metodologia GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) e enquadrou a edificação como ‘Risco Crítico - Impacto Irrecuperável’. Com o laudo condenando a sede atual, foram iniciados em agosto os estudos de um novo local para o Cras I, que atende a Vila Pioneiro e região, bem como para o setor de gestão da SMAS.

Continue a leitura depois do anuncio.

Em dezembro, o Cras I já estava de casa nova (Rua Lopeí, 65, esquina com a Felipe Camarão, na Vila Pioneiro), a 100 metros do antigo local. Já o setor de gestão da pasta, ainda está com seu processo de mudança em andamento.

Conforme a secretária da pasta, Solange dos Santos Fidelis, os atendimentos de forma geral seguem acontecendo nos Cras do Panorama, Europa, Coopagro, Pioneiro, Santa Clara IV e Itinerante (atendimento ao interior), nos Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) da Pioneiro e do Centro, além dos demais equipamentos, como Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi, no Pioneiro e no Coopagro), Florir Toledo (Santa Maria), Unidade Social (São Francisco e Coopagro) e Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente (Naca, no Pioneiro). 

A parte administrativa da SMAS, que não contempla o atendimento ao público diretamente, será instalada, de forma provisória e emergencial, em um espaço alugado na Avenida Maripá, número 5077. “Estamos nos ajustando, pois o prédio atual da SMAS oferece riscos aos servidores e está condenado, conforme avaliação do setor de engenharia da Prefeitura de Toledo. Em conversa com o prefeito Beto Lunitti, optamos por acomodar o Cras I perto de onde já tínhamos o atendimento dessa estrutura. Já para o setor administrativo, nós tivemos um pouco mais de dificuldade de encontrar um local disponível e compatível com as necessidades”, explica Solange. 

Residência Inclusiva - Além do novo espaço administrativo e de gestão, a SMAS também trabalha para organizar mais dois equipamentos que comporão a Rede da Política de Assistência Social. Um deles é a Residência Inclusiva, local com as mesmas características das casas abrigos para crianças e adolescentes e também das instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s). “Neste local se busca, dentro das limitações de cada indivíduo, oferecer o máximo de autonomia possível. O serviço tem como premissa a proteção e o desenvolvimento da pessoa com deficiência vítimas de violência e com rompimento de vínculos familiares, permitindo o acesso aos serviços de saúde, a sua religiosidade, convivência comunitária, desenvolvimento de habilidades e acesso ao mundo do trabalho, entre outras situações. É uma moradia institucional, porém ela busca se aproximar ao máximo de um convívio familiar e cotidiano”, comenta Solange. 

Casa de Passagem - Outro novo equipamento com local definido é a Casa de Passagem, espaço com estrutura para receber indivíduos ou grupo familiar. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, este serviço deve atender os indivíduos em situação de rua e desabrigados por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. 

Avaliação - A visita aos locais que abrigarão as novas estruturas foi realizada na sexta-feira (21) e, durante a ação, o prefeito Beto Lunitti destacou a necessidade de ampliar as estruturas e oferecer sempre melhores serviços. “A assistência social em nosso município tem avançado e oferecido à população mais vulnerável um atendimento com qualidade. A gestão desempenha um papel importante na descentralização das ações, com equipamentos em todos os bairros, dando especial atenção a todos. São seis Cras, porta de entrada para os serviços, distribuídos de forma a atender com bastante isonomia, com os demais equipamentos com abrangência em todo o município”, observa Beto. 

Fonte: Assessoria

Curta nossa página no Facebook: 


Participe do nosso grupo no whatsapp: 



Postagem Anterior Próxima Postagem
original original original original
close