original original

Sede própria do Cras Itinerante é inaugurada na região central de Toledo

Foto de: Divulgação

Foi inaugurada oficialmente, na manhã desta quarta-feira (15), a sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itinerante, ato que integra as atividades alusivas ao aniversário de 69 anos de emancipação político-administrativa de Toledo. Localizada na região central (Rua Souza Naves, 171), a estrutura de 120 metros quadrados, ocupada na semana passada, destina-se ao atendimento da população que reside do interior do município.

Continue a leitura depois do anuncio.

O Cras Itinerante foi criado em abril de 2020 e atendeu de forma provisória em salas do Florir Toledo e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS). Antes, este público precisava buscar suporte nos Cras III (no Coopagro, que abrangia os distritos de  Concórdia do Oeste, Dez de Maio, Dois Irmãos, Vila Ipiranga, Vila Nova, Novo Sobradinho e Novo Sarandi) e V (no Santa Clara IV, que atendia São Luiz do Oeste, Ouro Preto, Boa Vista, Vista Alegre e Bom Princípio). 

Enquanto isso, a equipe do órgão (composta por psicólogo, assistente social, assistentes de desenvolvimento social, motorista e coordenador) deu início, em junho do ano passado, a um trabalho de descentralização em comunidades do interior que resultou, até o momento, na concessão de 1.200 benefícios de assistência alimentar - somente neste ano 915 famílias foram atendidas. “O Cras Itinerante oferece os mesmos serviços dos demais, como o Pafi [Proteção e Atendimento Integral à Família], que já é oferecido em 13 distritos e localidades do município. Fazemos visitas quinzenais em alguns lugares e em outros vamos mensalmente, sempre em locais bastante frequentados pela comunidade, como escolas, unidades de saúde, salões da igreja ou da associação de moradores”, explica a coordenadora, Jaqueline Nadir da Silva de Souza. “Vamos continuar fazendo este trabalho, mas com esta sede poderemos oferecer um atendimento individualizado com mais qualidade e privicidade para aqueles que preferem ser atendidos num espaço mais longe de casa, razão pela qual foi escolhido um imóvel próximo à Rodoviária”, pontua.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Solange Silva dos Santos Fidelis, a nova estrutura reforça as políticas públicas em proteção social básica (PSB) no município. “É uma satisfação estar inaugurando a sede de mais um Cras, pois recentemente demos ao Cras I uma casa nova. Desde 2006, quando o primeiro inaugurado, até hoje evoluímos muito nesta área, e agora estamos atendendo a uma demanda que estava reprimida. Um dos pilares do Sistema Único de Assistência Social é o território, que não se restringe à questão geográfica, mas, sim, a aspectos sociais e culturais da população. Com grande extensão, nosso interior tem uma realidade própria, o que torna esse tipo de atendimento itinerante imprescindível, algo discutido e incluído no plano de governo”, analisa. “Atualmente temos 500 famílias da área rural no CadÚnico, o Cadastro Único do governo federal, mas temos certeza que este número será ampliado a partir de agora. Estimamos em 400 o número de domicílios cujos moradores estão em estado de pobreza ou extrema pobreza”, pondera.

Em sua fala, Solange também discorreu sobre o papel que o município desempenha nas políticas públicas em assistência social. “Os governos estadual e federal pouco ou nada contribuem financeiramente nesta questão, sendo que 90% dos repasses ficam a cargo da prefeitura. Toledo tem crescido muito nos últimos anos e o nosso trabalho permite atenuar os efeitos da desigualdade social decorrente deste fenômeno, garantindo direitos e combatendo quaisquer tipos de violências e violações. Na cidade e no interior, a maioria das pessoas vivem bem aqui, mas esta rede de proteção da qual fazemos parte atua para que este bem-estar seja rotina na vida de todos nós”, salienta.

A inauguração foi prestigiada por várias autoridades, como secretários e vereadores. Em nome de seus pares, a vereadora Marly Zanete, residente em Novo Sarandi, destacou a importância do Cras Itinerante para os moradores dos distritos e localidades do município. “Só tenho a agradecer a todos que tornaram este momento possível. Estou emocionada em ver que um sonho de tantos anos das comunidades do interior agora virou realidade. Para tirar do papel projetos tão bons como este, conte sempre comigo e com os meus colegas de Câmara”, destaca.

O prefeito Beto Lunitti prestigiou o evento e salientou que as políticas públicas de assistência social são uma prioridade em seu governo. “Para a maioria das ações nesta área existem imposições legais, que não dependem da vontade do gestor de implantá-las ou não. No que dependesse da gente, elas seriam colocadas em prática independentemente da existência da lei, e isso se vê no orçamento que destinamos para a Assistência Social, o terceiro maior orçamento do município, atrás somente da Saúde e da Educação”, observa. “Ninguém está livre de precisar de ajuda da rede de proteção social que Toledo mantém, por isso a tratamos como prioridade, pois ela é, no limite, a garantidora de dignidade a toda nossa população”, comenta.

Aniversário
A inauguração da sede própria do Cras Itinerante foi o penúltimo evento da programação de aniversário do município. O encerramento está marcado para hoje, às 20 horas, com o culto em louvor aos 69 anos de Toledo que será celebrado no templo-sede da Igreja Assembleia de Deus (Avenida Maripá, 4210) com a presença dos pastores da Associação dos Ministros Evangélicos de Toledo (AME). 

Fonte: Assessoria



Postar um comentário

Obrigado!

Postagem Anterior Próxima Postagem
close