original original

Afeto encerra as atividades do ano com encontro esportivo e resultados positivos

Foto de: Divulgação

No último dia 11 aconteceu o encerramento das atividades previstas no projeto esportivo da Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo (Afeto) e a Itaipu. Além da parceria com a Itaipu, a Afeto contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Toledo (Smel). No encontro, as atletas participaram de um festival de futsal, pênaltis e embaixadinhas e puderam comemorar os bons resultados de 2021.

Continue a leitura depois do anuncio.

No total, a Associação recebeu, por meio do termo de patrocínio celebrado em janeiro de 2021, o valor de R$ 60 mil. O valor foi empregado no projeto ‘Brincar e Aprender com Afeto: Recreação, Esporte e Cidadania’ e garantiu mais energia aos programas desenvolvidos com crianças e adolescentes. Os recursos foram investidos em equipamentos e materiais para a adequação às exigências dos protocolos sanitários vigentes durante a pandemia de Covid-19, como termômetros, dispensador de álcool em gel, tapete tipo capacho para uso de solução sanitizante e máscaras. 

Além disso, foram adquiridos uniformes para as participantes e professores e pagamento de professor de educação física. Já a participação da administração municipal foi com transporte e alimentação das equipes em competição e pagamento de arbitragens, além das parcerias com empresas de Toledo.

Ainda com o patrocínio da Itaipu foi possível a formação de equipes para representar o município de Toledo nas categorias Sub 11, 13, 15, 17, 20 e adulta, no futsal, e dois times de futebol de campo, sendo ele Sub 14 e 17, chegando a 116 atletas defendendo as cores toledanas em competições oficiais da Federação Paranaense de Futsal (FPFS), do Governo do Estado, entre outras disputas, como as escolares, onde competiram representando o Colégio Estadual Atílio Fontana (Cesaf).

Cidadania
Para a Afeto, o esporte é um instrumento de cidadania e o número de meninas atendidas é bastante satisfatório. O enfoque metodológico que norteia o trabalho, o caráter de acolhimento da equipe com as participantes e suas famílias são alguns aspectos que garantiram o sucesso da frequência e permanência das meninas no projeto. Por outro lado, as dificuldades decorrentes da pandemia impuseram à Associação desafios que ultrapassaram o caráter esportivo do trabalho. 

Foi necessário desenvolver ações sociais para ajudar famílias em situação de insegurança alimentar. E nas oficinas de temas transversais incluímos a temática ‘Desafios nas Relações Interpessoais para Adolescentes e Jovens Pós Pandemia”, como proposta para instrumentalizar as participantes com mecanismos de escape diante das dificuldades nos relacionamentos. “Foram catorze meses de atividades não presenciais e durante este período estivemos próximos da dor da perda de familiares, parentes e amigos. Aliada a esta dor, algumas participantes tornaram-se intolerantes, impacientes, apresentaram ansiedade, síndrome do pânico entre outros sintomas provocados pelo distanciamento social necessário para conter a pandemia”, explica a professora Salete Assufi Dallagnol.

Nas atividades de complementação pedagógica realizou-se monitoramento da frequência e rendimento das atletas a partir do mês de julho quando as aulas presenciais foram retomadas. Foram atendidas 12 crianças com complementação pedagógica escolar.

Títulos de 2021
Jogos da Juventude do Paraná - futsal - campeã
Jogos da Juventude do Paraná - futebol de campo/Paraná Bom de Bola - campeã
Jogos Abertos do Paraná - vice-campeã
Jogos Abertos do Paraná/Master - vice-campeã
Jogos Escolares Brasileiros - Colégio Estadual Senador Atilio Fontana (Cesaf) - 4º lugar na Divisão Prata (12 a 14 anos)
Jogos Escolares Bom de Bola - vice-campeã (12 a 14 anos)
Taça Mauro Maiorki - 4º lugar
Campeonato Paranaense Sub 11 - campeã
Campeonato Paranaense Sub 13 - campeã
Campeonato Paranaense Sub 15 - vice-campeã
Campeonato Paranaense Sub 17 - 4º lugar
Campeonato Paranaense Sub 20 - 6º lugar
Campeonato Paranaense Adulto/Série Prata - 5º lugar

Fonte: Assessoria



Postar um comentário

Obrigado!

Postagem Anterior Próxima Postagem
close