original

URGENTE – Estado tem alerta laranja e vermelho para tempestades e há risco até de tornado isolado



Foto de: AEN

O Paraná inteiro está em alerta laranja para tempestades e uma parte do Estado entrou em alerta vermelho para temporais.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta vai deste sábado (23), desde as 10h48 até as 12 horas deste domingo (24).


Continue a leitura depois do anuncio.

A previsão para o estado inteiro é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.

O alerta laranja, segundo o Inmet, vale para o Norte Pioneiro Paranaense, Região Metropolitana de Curitiba, Noroeste Paranaense, Marília, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, MCentro Oriental Paranaense, e Centro-Sul Paranaense.

Já no Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Centro Ocidental Paranaense, Oeste Paranaense e Norte Pioneiro Paranaense, de acordo com o Inmet, também há risco de tempestades de alerta vermelho, ou seja com chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo.

O Instituto MetSul também alerta para condições muito perigosas de tempo severo na tarde e noite deste sábado (23) e no domingo (24) entre o Paraguai, o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. O ambiente atmosférico, de acordo com o Metsul, será propício ao registro de tempestades muito severas com episódios isolados severos de vento forte em que há risco de fortes vendavais por frentes de rajadas, violentas correntes descendentes de vento (microexplosões ou downburst) e mesmo o risco de tornado isolado. “Na segunda metade deste sábado e no começo do domingo, o potencial para tempo severo deve aumentar muito no Paraná, em particular no Oeste do estado, e no Mato Grosso do Sul, sobretudo mais ao Sul”, diz a previsão.

O Simepar diz que o sábado (23) se inicia com mudança nas condições do tempo no Paraná. “Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e aumenta as condições de instabilidade nas diversas regiões do Estado. Nas regiões noroeste, oeste e sudoeste, a chuva ocorre a qualquer hora do dia, com risco de tempestades severas. Nas demais regiões paranaenses, a chuva se espalha ao longo do dia, também com condição para chuvas fortes. Temperaturas em média ficam mais amenas”, diz a previsão do Instituto. Em Guaíra, neste domingo (24), as temperaturas vão variar de 19 a 24 graus e a previsão é de chuva. E na segunda (25), a previsão é de céu claro e temperatura de 17 a 26 graus.

As informações são do Bem Paraná


Fonte: Bem Paraná


Postar um comentário

Obrigado!

Postagem Anterior Próxima Postagem
close