COE: Semana Epidemiológica aponta menor número de casos confirmados no ano



 

A Semana Epidemiológica analisada no último encontro do Centro de Operações Emergenciais (COE), a SE39, trouxe uma excelente notícia. O período entre os dias 26 de setembro e 02 de outubro teve uma média móvel de 22 novos casos COVID-19 em Toledo e de 667 novos casos no Paraná, os menores índices deste ano, respectivamente. Este dado, em nível estadual, representa um decréscimo de 62,6% em relação aos últimos 14 dias e 46,29% menor que o registrado na SE38, em Toledo.


Continue a leitura depois do anuncio.

Para o integrante do COE e responsável pela apresentação dos números, Fernando Pedrotti, os números refletem a esperança: registramos, na última semana, o menor número de novos casos em uma semana epidemiológica neste ano, em Toledo. “Além disso, tivemos queda no número de casos notificados como suspeitos, tivemos redução no percentual de exames RT-PCR coletados no Sistema Único de Saúde, que tiveram resultado positivo para a COVID-19, entre os casos notificados como suspeitos. São dados animadores, os quais entendemos, refletem os resultados do avanço da vacinação em Toledo, somados aos cuidados preventivos observados por  ampla parcela de nossa populacao".

 

O bom cenário, segundo Pedrotti, se dá por fatores como o entendimento da população a respeito dos cuidados como o uso correto da máscara, distanciamento e assepsia constante das mãos, além do avanço da vacinação. “As pessoas estão vendo a melhora nos casos, porém é preciso a continuidade de alguns hábitos adquiridos com a pandemia”, comentou.

 

Apesar da melhora, não houve mudança da bandeira, que continua na matriz laranja. A única novidade é a periodicidade dos encontros do COE, que passará a ser quinzenal. “Em caso de necessidade, convocaremos reuniões extraordinárias. Mas com a melhora no cenário epidemiológico, com o avanço da vacinação, com a redução nos casos graves, manteremos o monitoramento e as análises deste grupo técnico, de forma contínua e nos reuniremos periodicamente”, disse a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.

 

Avanço na vacinação - Os dados da vacinação em Toledo apresentam números animadores. Da população de 12 a 17 anos, 91,58% já receberam sua primeira dose. De 18 a 59, 98,90% já tomaram a primeira dose e 53,26% a segunda. Já no público acima de 60 anos, 98,61% foram imunizadas com a primeira dose e 98,41% com a segunda. Além disso, 584 doses de reforço já foram aplicadas e mais 101 doses adicionais administradas.




Postagem Anterior Próxima Postagem