INMET emite alerta para risco de temporais e termômetros chegaram aos 35 ºC




Na terça-feira (13), a instabilidade atmosférica volta a predominar em todo o Sul do Brasil.  O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para risco de temporais com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 


Continue a leitura depois do anuncio.

O avanço de uma frente fria provoca pancadas de chuva já durante a madrugada nos setores mais próximos à Santa Catarina. No decorrer do dia, a instabilidade se espalha pelas demais regiões do Estado, provocando pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento fortes. No noroeste e norte as temperaturas ficam bastante elevadas.

E essa chuva que deve chegar nas próximas horas, deve permanecer por pelo menos três dias. Terça, quarta e quinta-feira. Será um alívio principalmente para os produtores rurais que precisam de umidade para plantar a soja. A semente e os insumos estão preparados para que os tratores e as plantadeiras iniciem os trabalhos.

Havia expectativa de que neste início de semana, boa parte dos produtores já colocassem as máquinas no campo, porém isso não se concretizou. Depois de tanto tempo de escassez de chuva, parece que o produtor quer mesmo ver para crer e esperar a chuva chegar e em bom volume.

O destaque ficou nas regiões oeste e noroeste, onde em algumas localidades os termômetros chegaram aos 38 ºC. O mapa mostra as temperaturas máximas registradas pelas redes de estações meteorológicas do Simepar e inmet


Fonte: Simepar


Postagem Anterior Próxima Postagem