Felipe Giachini - Jogo de xadrez melhora a concentração de estudantes





Fala pessoal, tudo beleza? Espero que sim!

Hoje o assunto será JOGO DE XADREZ. Esse jogo milenar e fantástico que faz seu cérebro usar partes cognitivas que nenhum outro jogo faz. Conheci e aprendi a jogar com aproximadamente 10 anos, nas aulas de Educação Física em escola pública e desde então nunca parei de jogar, estudar e até pesquisas fiz, hoje também trabalho com aulas de xadrez em uma instituição privada de Toledo. E é sobre uma pesquisa que realizei o assunto da nossa coluna de hoje. Vamos nessa...


Continue a leitura depois do anuncio.

No ano de 2011, meu último ano na graduação em Licenciatura de Educação Física, o tão temido TCC (trabalho de conclusão de curso) deveria ser apresentado; o assunto/ tema escolhido foi XADREZ. Meu objetivo era identificar se estudantes que estudavam e praticavam xadrez semanalmente, tinham níveis de concentração maiores em relação aos não praticantes.

A população utilizada para a pesquisa foram duas turmas de 6ª série do ensino fundamental séries finais, destas turmas, uma possuía apenas 1 aula de xadrez por semana e a outra turma não. Para aferir concentração foi utilizado o teste D2 (Atenção Concentrada) aplicado pela psicóloga Jaqueline que foi minha coorientadora na pesquisa. Os dados foram analisados através de estatística descritiva dos resultados obtidos pelos testes, apresentando as comparações entre as turmas, demonstrando médias por grupos. Foram usadas estatísticas descritivas com média e comparação entre grupos com teste “t de Student”. O nível de significância considerado foi de 95% (p<0.05).

 

CONCLUSÃO

Em relação à concentração verificou-se que a turma que pratica xadrez possui desempenho superior em relação a turma que não praticava. Através das analises, conclui-se que a turma que joga xadrez tem médias escolares estatisticamente superiores aos que não praticam.

Contudo, como vários autores já concluíram com suas pesquisas e estudos, o xadrez influência na vida escolar, no comportamento e nas notas finais dos praticantes. Desenvolvendo várias características cognitivas e a principal delas que é a concentração. Onde percebeu-se ser uma característica muito importante para alunos em fase de aprendizagem.

O xadrez escolar vem sendo cada vez mais objeto de discussão para com a sua inclusão nas escolas. Muitos professores, pedagogos e diretores participam de debates institucionais, afim de, projetar o xadrez nas escolas. Hoje existe um projeto de autoria da senadora Nilda Gondim, que acrescenta a obrigatoriedade do ensino de xadrez à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A proposta, que leva a prática às escolas públicas e privadas como forma de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos dos ensinos fundamental e médio, aguarda análise do Senado.

Para ler o conteúdo da pesquisa na integra, deixarei abaixo o link do site da Federação Paranaense de Xadrez, um dos sites que publicou o conteúdo.

https://fexpar.com.br/felipe-achilles-giachini-em-a-influencia-do-xadrez-no-desenvolvimento-da-capacidade-de-concentracao/ 

 

Dicas, informações, treinos ou assessoria de treino online/presencial, acesse minhas redes sociais profissional.


Minhas redes sociais:
Postagem Anterior Próxima Postagem