Decreto libera eventos com até 5 mil pessoas em locais abertos e até 2 mil pessoas em espaços fechados no Paraná

Foto de: Reprodução

O Governo do Paraná liberou, a partir desta terça-feira (21), a realização de eventos em espaços abertos com até 5 mil pessoas.

Continue a leitura depois do anuncio.

A medida foi publicada em uma nova normativa, que altera o decreto publicado no dia 14 de setembro.

Nos casos de eventos ao ar livre, a publicação permite que os espaços tenham ocupação de até 60% da capacidade máxima dos locais.

Para ambientes fechados, o decreto prevê público máximo de 2 mil pessoas e 50% da ocupação do espaço.

Segundo o governo estadual, a medida foi flexibilizada porque o cenário da pandemia foi estabilizado após 95% da população adulta ser vacinada pelo menos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

O limite de público não vale para concursos públicos e processos seletivos, que podem reunir mais pessoas, segundo o decreto.

O documento também prevê que a Secretaria Estadual da Saúde regulamente as regras para realização de eventos esportivos.

Requisitos
Quem for a um evento no estado, precisa comprovar estar com o esquema vacinal completo contra a doença ou apresentar o exame RT-PCR negativo, com no máximo 48 horas de antecedência.

O governo informou que também fica permitido o consumo de bebidas e comidas em eventos. Porém, é necessário usar máscara cobrindo o nariz e a boca durante todo o momento, exceto para ingestão momentânea de comida ou bebida.

Proibições
De acordo com o governo estadual, alguns tipos de eventos seguem proibidos se possuírem alguma das características a seguir:

Local fechado que não tenha sistema de climatização com renovação do ar e Plano de Manutenção, Operação e Controle atualizados
Local que demande a permanência do público em pé durante sua realização;
Evento com duração superior a 6 horas;
Evento que não consiga garantir o controle de público no local ou que possam atrair presença de público superior àquele determinado nesta norma, como exposições e festivais;
Evento de caráter internacional;
Eventos realizados em locais não autorizados para esse fim;
O decreto tem validade até 1º de outubro, segundo o governo.

Pandemia
Segundo a Sesa, o Paraná registrou, desde o início da pandemia, 1.488.025 casos e 38.339 mortes confirmadas.

No que diz respeito à vacinação, 7.911.196 pessoas receberam a primeira dose do imunizante, segundo o governo. Deste total, 4.560.883 completaram a imunização com a segunda dose ou recebendo a dose única.

Fonte: Assessoria


Postagem Anterior Próxima Postagem