A pandemia do COVID-19
mostrou a necessidade de investimento em infraestrutura tecnológica na educação
pública, infelizmente só "percebido" durante a pandemia pelos
governantes. É necessário, uma urgente revisão e adequação do atual modelo de
educação mediada por tecnologia nos Colégios, Escolas e Centros Municipais de
Educação Infantil - CMEIs. Ou melhor, a necessidade de colocar em prática o que
está previsto no Plano Nacional de Educação e principalmente nos Planos
Municipais de Educação!
O futuro da Educação
Pública no pós-pandemia (e deveria ser pensando ainda durante a pandemia) é
através do desenvolvimento de políticas públicas efetivas, aumento dos
subsídios, capacitação profissional e garantia de acesso igualitário aos
estudantes e professores principalmente com as novas tecnologias.
São caminhos que se
mostram fundamentais para o presente e para o futuro da educação e que emergem
de forma ainda mais incisiva em função do atual contexto pandêmico. É preciso
planejamento, para reduzir de forma urgente as desigualdades educacionais que
sugiram durante pandemia para os “info-excluídos” (sem acesso a equipamentos
tecnológicos ou internet).
Contudo, um dos
aspectos mais relevantes que é preciso reconhecer, é a persistência e o
idealismo dos professores nesse contexto, que se mostraram prontos e dispostos
a desempenharem seu papel com coragem e otimismo, mesmo frente a desafios os
quais, muitas vezes, estiveram fora do seu controle imediato.
A Educação Pública tem futuro!
Só é preciso que os governantes vejam a educação como elemento de "desenvolvimento
da sociedade". É necessário investir na Educação! Afinal, não se faz uma
educação de qualidade somente com discursos utópicos. Precisamos de investimentos
urgentes para o desenvolvimento educacional no pós-pandemia.
Leandro Crestani