A Policia Militar comemorou o 16ºAniversário do 19ºBPM no Teatro de Toledo

Foto de: Divulgação

O Teatro Municipal foi o local escolhido para as comemorações do 16º aniversário do 19º Batalhão da Polícia Militar. A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades civis e militares representando os 23 municípios da área de abrangência e atendimento do 19º BPM. Na solenidade foi entregue medalhas de ouro, prata e bronze para policiais da ativa por 10, 20 e 30 anos de serviço prestados e também medalhas de sangue para os feridos no cumprimento do dever, além de homenagens a pessoas da comunidade civil. O ato também marcou a entrega de quatro viaturas novas para o 19° BPM (Batalhão da Polícia Militar) sendo duas blindadas. 

Continue a leitura depois do anuncio.

Criado a partir do Decreto Estadual nº 2834/2004, o batalhão foi oficialmente instalado em 2005 e atualmente cerca de 450 mil cidadãos são protegidos pelos policiais militares que estão distribuídos em quatro companhias, sendo elas a 1ª em Toledo, a 2ª em Marechal Cândido Rondon, a 3ª em Assis Chateaubriand e a 4ª em Santa Helena. A ordem do dia foi lida pelo subcomandante do 19º BPM, Major Valmir de Souza, e ressaltou o trabalho eficiente e de vanguarda. “Nosso Batalhão é responsável por 23 municípios da faixa de fronteira nos destacamos pela complexidade do trabalho e pelo bom trabalho de combate à criminalidade".

A ordem do dia, além de salientar o trabalho de coibir os delitos, frisou também os trabalhos humanitários e de auxílio à comunidade, como o caso de um bebê salvo pela rápida ação dos policiais militares. “Em que pese todas as dificuldades, mesmo com o número reduzido de componentes, o batalhão possui mulheres e homens altamente qualificados, capacitados e motivados que conseguem superar os obstáculos e manter a excelência dos serviços prestados”, dizia a pauta. 

Como anfitrião, o prefeito toledano Beto Lunitti usou a palavra para agradecer, em nome de todos os gestores municipais da região de abrangência, os bons serviços prestados à comunidade de toda a região. “Precisamos conservar tudo aquilo que a Polícia Militar faz de bom em todos estes anos. Nós, os prefeitos, temos a responsabilidade de dar as melhores condições para que a Polícia possa atuar em nossos territórios. Mas, muito mais que isso, devemos proporcionar políticas públicas para que a PM precise trabalhar menos, como o investimento em educação, prevenção e geração de emprego e renda”. Lunitti ainda reafirmou a  necessidade de inclusão social para que a população rica ou pobre tenha espaços de convivência sadia. “Em especial, Toledo tem tido toda a atenção da Polícia para que seja mantido esse ordenamento”. Outro ponto destacado pelo prefeito foi o trabalhos junto às crianças por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel José Osmar Novach, resgatou a história do início do batalhão, quando ainda eram 21 municípios, ampliado depois para 23, com a inclusão de Cafelândia e Diamante do Oeste. O comandante lembrou também o comprometimento de todos os polícias militares com a população da região. “Cuidamos também de familiares e amigos, pois o policial é da comunidade. Sempre tivemos muita vontade de construir mais que uma unidade, mas uma identidade do policial que trabalha nestes municípios de fronteira”, frisou.

Ainda participaram do evento o deputado estadual Washington Lee Abe, o comandante do 5° CRPM tenente-coronel Marcos Kamakawa, o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo Leoclides Bisognin, o prefeito de Assis Chateaubriand Valter Aparecido Souza Correia, o prefeito de Jesuítas e presidente da Associação dos Municípios do Paraná Júnior Weiller, a diretora do Fórum de Toledo Luciana Lopes do Amaral e o promotor de Justiça Giovani Ferri.

Fonte: Assessoria


Postagem Anterior Próxima Postagem