Lançamento da 12ª Semana Farroupilha acontece no domingo

Foto de: Divulgação

Uma das mais tradicionais atividades do calendário toledano volta com força total neste ano. De 19 a 25 de setembro a Secretaria de Cultura de Toledo, em parceria com os três Centro de Tradição Gaúcha (CTGs) de Toledo - Chama Crioula, Estância da Liberdade e Província Gaúcha, promove a Semana Farroupilha. Para marcar a celebração, no domingo (29), às 19h, o Teatro  Municipal recebe o lançamento da 12ª edição do evento tradicionalista numa noite recheada de música, dança e todo o folclore gaúcho. O evento de lançamento da Semana Farroupilha será também transmitido por live nas redes sociais da Prefeitura e da Secretaria da Cultura.

Continue a leitura depois do anuncio.

A secretária de Cultura, Rosselane Giordani, destaca que a Secretaria e os CTG’s elaboraram uma programação especial para valorizar a cultura gaúcha e neste ano também homenagear no  evento de lançamento uma figura histórica da Revolução Farroupilha. “Este ano vamos homenagear o bicentenário de nascimento da grande revolucionária Anita Garilbaldi, figura feminina importante que lutou na Guerra dos Farrapos e mostrar a riqueza cultural do folclore gaúcho por meio de suas danças regionais”, enfatiza. Na programação do lançamento da Semana Farroupilha está prevista muita música e dança. “O Rio Grande do Sul tem uma gama de danças regionais e em cada região, seja na fronteira, no planalto, nas missões, na serra ou litoral, existem as expressões típicas e particulares que formam seu extenso folclore”, comenta o coordenador do Teatro Municipal e tradicionalista Douglas ‘Gauchinho’ Gonçalves. 

As três entidades tradicionalistas atuantes em Toledo - Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) Chama Crioula, Estância da liberdade e Província Gaúcha - dividirão estas danças e a respectiva singularidade de cada região. “É um repertório que vai representar o Rio Grande do Sul neste grande espetáculo em alusão ao povo gaúcho”. O coordenador do Teatro ainda lembra que todos os protocolos contra o coronavírus serão observados, como a aferição de temperatura, o uso correto de máscaras, a disponibilidade álcool em gel e a lotação máxima dentro do decreto permitido. 

A secretária de Cultura, Rosselane Giordani, afirma ser fundamental o apoio aos grupos tradicionalistas, assim como todos os meios culturais. “Temos dado grande atenção às várias formas de cultura que encontramos no município, em especial neste momento que começamos a ter um ressurgimento devido à pandemia. Já promovemos o Festin, algumas exposições e eventos que valorizam diversos movimentos culturais. A realização da Semana Farroupilha já está consolidada como um grande encontro do tradicionalismo e este ano será celebrada pela nossa comunidade”.

Rosselane explica ainda que este ano o evento será realizado de modo diferente devido ainda aos cuidados de prevenção ao Covid-19. “Não iremos montar o grande galpão no Parque Ecológico Diva Paim Barth por entendermos que nesse local é mais difícil o controle de entrada de público. Então faremos as apresentações artísticas de modo descentralizado em diversos espaços públicos e também em espaços fechados como nos CTG’s, Teatro Municipal e Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, para termos mais controle sobre o fluxo e número de pessoas nos locais e garantirmos os protocolos sanitários de segurança”, concluiu a secretária.

Programação da Semana Farroupilha

19/09 (domingo)

09h30 - Missa Crioula no CTG Chama Crioula
16h – Cavalgada com a chama crioula, saída do Marca de Casco, destino Parque Ecológico Diva Paim Barth
17h – Tertúlia e apresentações culturais no Parque Ecológico Diva Paim Barth

20/09 (segunda) – CTG Estância da Liberdade

09h – Apresentação em frente a Prefeitura
10h e 15h – Visitação de escolas ao CTG Estância da Liberdade
17h – Carreata até o CTG Estância da Liberdade (com apresentações culturais)
19h - Noite Cultural no CTG Estância da Liberdade

21/09 (terça) – CTG Província Gaúcha

12h – Apresentação no Shopping
10h e 15h – Visitação de escolas ao CTG Província Gaúcha
17h – Carreata até o CTG Província Gaúcha (com apresentações culturais)
19h - Noite Cultural no CTG Província Gaúcha

22/09 (quarta) – CTG Chama Crioula

12h – Apresentação no Restaurante Popular Panorama II 
10h e 15h – Visitação de escolas ao CTG Chama Crioula
17h – Carreata até o CTG Chama Crioula (com apresentações culturais)
19h - Noite Cultural no CTG Chama Crioula

23/09 (quinta)

12h – Apresentação no Restaurante Popular Paulista.
16h – Apresentação Cultural no Certi Coopagro
19h - Noite Cultural Ondy Hélio Niederauer

24/09 (sexta)

12h – Apresentação no Restaurante Popular Coopagro
16h – Apresentação Cultural no Certi Pioneiro
19h - Noite Musical Teatro Municipal de Toledo

25/09 (sábado)

06h – Café Campeiro no CTG Província Gaúcha
08h30 – Futebol de bombacha (masculino, feminino e infantil) no Yara Country Club
11h - Apresentação Cultural na Praça Willy Barth
16h – Cavalgada com a chama crioula até o CTG Província
17h – Tertúlia e apresentações culturais no CTG Província

Fonte: Assessoria


Postagem Anterior Próxima Postagem