Influenza: Mais de 400 pessoas foram vacinadas na Praça Willy Barth no sábado

De acordo com a secretária Gabriela Kucharski a vacinação ‘extra muro’, como é chamado este tipo de ação, traz bons resultados
Foto de: Reprodução

A mobilização realizada pela Secretaria de Saúde de Toledo para ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza deu bons resultados. No sábado (07), na Praça Willy Barth, 425 doses foram aplicadas. A ação foi possível graças à chegada de mais doses de vacinas contra a Influenza e a disponibilidade para toda a população a partir dos seis meses. 

Continue a leitura depois do anuncio.

De acordo com a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, a vacinação ‘extra muro’, como é chamado este tipo de ação, traz bons resultados. “A intenção da Secretaria é fazer com que o maior número possível de pessoas recebam a vacina. A ação deu um retorno muito positivo e já temos programados novos eventos para levar a imunização para todas as pessoas”, comenta.

Para o domingo (15), das 15h às 18h, serão montadas tendas de vacinação no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. Além disso, segundo Gabriela, deve acontecer uma parceria com empresas para colocação de pontos de vacinação em comércios de grande circulação. “Pensamos em estacionamento de supermercados, entre outros locais, que tem fluxo constante de pessoas”, comenta. 

Outra ação já definida é uma sala de vacinação exclusiva na Unidade Básica de Saúde do Jardim Coopagro para atender colaboradores de empresas no horário de trabalho. Participam da iniciativa a Fiasul, Prati Donaduzzi, Panorama Home Center, Mercado Schorr, Max Atacadista e as universidades Unioeste e Unipar. “Além da UBS Coopagro estamos solicitando que as demais unidades incentivem a população dos seus territórios a se vacinar”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno.

O setor de epidemiologia, com apoio das unidades básicas de saúde, também está fazendo contato com empresas, mercados, escolas e demais entidades para organizar vacinações in loco. “Neste ano tivemos alguns problemas em relação à cobertura vacinal para a Influenza. Como a população estava ansiosa pela vacinação contra a Covid-19, muitos deixaram de se vacinar contra a gripe. Uns por acreditar que já estariam protegidos, outros por não entender os intervalos”, acrescenta Juliana.

Vacinação de caminhoneiros:
Um público específico citado pela diretora são os caminhoneiros. “Sabemos que devido ao deslocamento, estes profissionais estão fora de seus municípios muitas vezes. Por este motivo a UBS do Jardim Panorama vai tentar alinhar um trabalho com o Sest/Senat para atender este público”. Os agentes comunitários de saúde também estão auxiliando no convencimento da população. “Foram produzidos cartazes e folders em parceria com a Secretaria de Comunicação Social para sensibilizar sobre a necessidade da imunização”, frisa.

Onde procurar:
Além destas ações, a vacina contra a Influenza está disponível em quase todas as unidades de saúde do município - exceto a do Cosmos, que atende exclusivamente pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19. Podem receber proteção contra os tipos de vírus causadores da gripe mais comuns e perigosos no Brasil  [“A” (H1N1 e H3N2), “B” e sazonais] qualquer pessoa que tenha mais que seis meses de idade e que tenham recebido uma das doses do imunizante contra a Covid-19 há mais de 14 dias.

Fonte: Assessoria



Postagem Anterior Próxima Postagem