FELIPE GIACHINI - Pesquisa aponta que pessoas ativas respondem melhor à vacina contra a Covid-19





 Na segunda feira dia 09 de agosto de 2021, foi divulgada uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo), o objetivo dos pesquisadores era identificar a resposta imunizante contra a covid-19 em pessoas com e sem doenças autoimunes. 

Participaram do estudo 1.095 voluntários, entre fevereiro e março de 2021, todos imunizados com a vacina CoronaVac. Foram coletadas amostras de sangue logo após a aplicação da segunda dose e depois com 28 e 69 dias. 

Diversos testes laboratoriais foram avaliados para mensurar a qualidade da resposta vacinal, principalmente os que mensuram a produção total de anticorpos contra o sarscov-2 (IgG total) e a quantidade especifica de anticorpos neutralizantes (NAb) que são capazes de impedir a entrada do vírus na célula humana. 

Os voluntários considerados ativos, foram aqueles que relataram ao menos 150 minutos de atividades semanais e não tinham comportamento sedentário. Os pesquisadores usaram um modelo matemático para compensar possíveis distorções do que poderia ser uma variável, como sexo, idade, IMC (índice de massa corporal) e o uso de imunossupressores. Na análise e comparação, os pacientes imunossuprimidos fisicamente ativos, tem chance de 1,4 vez maior de criar anticorpos para se defender contra a infecção. 

Também foi diagnosticado um aumento de 32% na quantidade de anticorpos contra as regiões “S1” e “S2” da proteína Spike (usada pelo vírus para se conectar ao receptor e entra na célula humana). Nos voluntários sem doenças autoimune, a soroconversão foi 9,9 vezes maior e teve um aumento de 26% na quantidade de anticorpos contra a proteína Spike, em pacientes fisicamente ativos. A conclusão é que a atividade física potencializa a resposta vacinal contra a Covid-19 independente de fatores como idade, sexo, IMC ou uso de imunossupressores.

 O mínimo de atividade física já produz uma resposta positiva do organismo, porém, os pesquisadores observaram que quanto mais se movimenta, melhor resposta o organismo apresenta; os pacientes que realizavam 50 minutos ou mais de atividade física por dia, obtiveram respostas mais consistentes.

 

Fonte: https://www.researchsquare.com/article/rs-782398/v1 Dicas, informações, treinos ou assessoria de treino online/presencial, acesse minha rede social profissional.

Minhas redes sociais:
Postagem Anterior Próxima Postagem