“Só queremos um velório digno”, diz família que contesta declaração de que idosa faleceu por Covid-19

Foto de: CGN

Um idosa de 77 anos faleceu nesta segunda-feira (5) nas dependências da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Veneza, em Cascavel. Josefa Maria da Conceição foi encaminhada à UPA após atendimento do Samu, depois de ter sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em casa, no Bairro XIV de Novembro, conforme relatos da família.

Continue a leitura depois do anuncio.

Procurada pelos familiares, a reportagem da CGN conversou nesta noite com Maria Elisabete da Conceição, filha de Josefa, que contou que a mãe esteve bem durante o final de semana, assim como nas primeiras horas da manhã de hoje (5) e que, repentinamente, sofreu o AVC no banheiro da residência.

Josefa já fazia uso de medicamentos para controle de pressão alta e diabetes. Embora tenha sido levada à UPA com aparente AVC e sem sintomas gripais ou de coronavírus, a idosa teve a morte confirmada pela equipe médica da unidade como sendo Covid-19 a causa, segundo a família, que contesta veementemente esta informação.

Mesmo sendo informados de que a mãe faleceu em decorrência da Covid, nenhum dos dez filhos foi orientado a fazer isolamento, conforme conta Maria Elizabete. Os filhos também não estariam com sintomas da doença.

Ainda segundo a família, exames de sangue coletados hoje devem ter seus resultados apresentados daqui a três dias. A família também não teria recebido, até a noite de hoje, o laudo comprobatório da causa da morte.

O corpo foi encaminhado para a Acesc, onde a família ainda tenta conseguir informações e autorizações para um novo exame, por meios próprios, para saber se a idosa tinha, de fato, Covid. Os familiares também tentam orientações com advogados, para melhor se amparar diante deste caso.

“Nós só queremos um velório digno”, diz a família, que poderá não ter a oportunidade de se despedirem de Josefa mesmo que em uma cerimônia de 4 horas, como são realizadas em casos que não envolvem Covid-19 no óbito.

Fonte: CGN



Postagem Anterior Próxima Postagem