Meteorologia alerta para ganho de intensidade em onda de frio prevista para o fim do mês

Foto de: Reprodução

Os modelos numéricos de previsão do tempo estão oscilando muito na indicação da intensidade prevista para a onda de frio do dia 20 de julho. “Ontem indicava menos frio, hoje, a previsão já mostra temperaturas mais baixas, mas a massa de ar polar não será tão forte quanto a da semana passada que prejudicou demais as lavouras do centro-sul do Brasil”, afirma Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar.

Continue a leitura depois do anuncio.

Para esta quinta-feira, 8, a massa de ar seco ainda é o grande destaque do dia e da semana, deixando o tempo estável, praticamente sem nebulosidade, com grande amplitude térmica e tardes secas. No Centro-Oeste, valores abaixo de 20% devem ser registrados.

Queimadas
Além disso, o tempo seco favorece o aumento no número de focos de queimadas. Pelos dados do Instituto nacional de Pesquisas Espaciais, pelo satélite de referência (AQUA_M-T), foram 5.915 focos de queimadas em Mato Grosso entre 01 de janeiro e 06 de julho. Sendo 15% menor se comparado com o mesmo período do ano passado em Mato Grosso. Mesmo assim, é o maior registro de queimadas este ano entre os estados do Brasil. O destaque foram os 2185 focos de queimadas de junho de 2021 no estado, o maior em 11 anos, desde 2010 quando teve 2.186 queimadas em Mato Grosso.

Chuva
Quanto a chuva, desde Salvador até Natal, é previsto chuva mais frequente e volumosa, no norte do Piauí e Ceará, chuvas passageiras e no Maranhão, chuva a qualquer momento. Metade norte da região Norte com chuvas intercaladas com períodos de melhoria e sensação de tempo abafado. Chuva mais volumosa na região prevista para o leste do Amapá e Roraima.

A massa de ar seco vai predominar sobre o Centro-Oeste, Sul, Sudeste, sul da região Norte e interior do Nordeste ao longo desta semana, por isso faz sol e não chove na maior parte do país nos próximos dias. Só há possibilidade de mais nuvens e chuva nas áreas litorâneas do Norte e Nordeste e no extremo norte da região Norte. De forma geral, semana marcada por grande amplitude térmica; as tardes serão quentes e secas, com baixa umidade relativa do ar.

Fonte: Canal Rural



Postagem Anterior Próxima Postagem