Comparativo do 19º Batalhão de Polícia Militar mostra que diminuiu 39% os casos de roubos na região







No 1º semestre de 2021 ocorreram 181 roubos na área do 19º Batalhão de Polícia Militar, que abrange 23 municípios. A média do 1º semestre dos últimos 5 anos é de 295 roubos, resultando numa diminuição de 39% deste tipo de crime no comparativo.



                                              

Continue a leitura depois do anuncio.

Algumas dicas:

Tenha o hábito de trancar janelas e portas antes de sair de casa. 
Se ao deixar a residência, surgir aquela dúvida... Hum! Não ignore nem confie apenas em sua memória.

 Retorne à residência e verifique se todas as janelas e todas as portas foram trancadas. 

• Não abra a porta de sua residência para estranhos. 

• Não aceite serviços, reparos ou visitas de assistência técnica de pessoas e empresas que você não solicitou, mesmo que estas ofertas sejam gratuitas. Oportunistas muitas vezes se disfarçam de prestadores de serviços para roubar residências.

 • Se as portas e janelas de sua residência estão expostas à rua, evite deixar objetos de valor ou dinheiro em evidência. Mantenha seus pertences valiosos guardados em locais seguros e discretos.

 • Se a porta de sua casa está exposta à rua, preferencialmente, a mantenha trancada e evite deixar as chaves na fechadura. 

• Evite colocar objetos, entulhos, vasos de flores, varais de roupa ou quaisquer outros elementos que inviabilizem a identificação visual de quem está entrando em sua residência. 

• Se estiver sozinho em casa, procure sempre ter um telefone próximo de você. Mantenha em local de fácil acesso, preferencialmente junto ao telefone, os números emergências como Polícia Civil (197), Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiro (193) e SAMU (192). 

• Mantenha uma boa relação com seus vizinhos e procure estabelecer uma rede de proteção e vigilância com quem você confia. 

• Ao sair e entrar em sua residência tenha o hábito de observar se algo estranho está acontecendo, se algum transeunte desconhecido ou suspeito está ao redor. Se observar algo suspeito, retorne para a residência imediatamente. Tranque o portão, portas, janelas, ligue para polícia e informe a situação. 

• Esteja atento aos prestadores de serviço ou empregados que frequentam sua residência. Pessoas mal-intencionadas podem obter informações sobre seus pertences, hábitos e rotinas e repassá-las para oportunistas. 

• Procure manter a entrada e a saída da residência bem iluminadas. Oportunistas aproveitam a pouca visibilidade para abordar a vítima. 

• Quando for viajar e ficar muitos dias fora de casa, peça alguém de confiança para tomar conta da residência, recolher as correspondências, acender as luzes externas durante a noite e apagá-las ao amanhecer. Luzes acessas durante todo o dia sinalizam que não há ninguém na residência. 

• Se alguém de confi ança for cuidar de sua residência, providencie que esta pessoa fi que com a chave ou cópia da chave. Deixar chaves debaixo de vasos, atrás de objetos, na base da janela ou dentro da caixa de correspondência deixam sua residência vulnerável.





Postagem Anterior Próxima Postagem