A importância da atividade física para crianças e adolescentes





Como sabemos, o sedentarismo tanto para adultos quanto para crianças e adolescentes, está diretamente ligado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade, pressão alta e diabetes; doenças essas que podem se desenvolver nessa fase da vida e aparecer somente na fase adulta. 

No dia 26 de novembro de 2020 a OMS (Organização Mundial da Saúde) atualizou as diretrizes sobre atividade física e sedentarismo, recomendando que crianças e adolescentes se mantenham ativos fisicamente durante 60 MINUTOS POR DIA.

·         Uma estatística da OMS mostra que quatro a cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente no dia a dia.

·         A Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde publicou um estudo realizado com crianças entre 5 e 10 anos onde foi analisado o impacto da pandemia no comportamento físico; constatou-se uma redução de 54% na pratica de atividade física e um crescimento de 10% no tempo em que elas passam dormindo.

·         Antes da pandemia, dados de 2019, apontavam que 16,33% das crianças no Brasil, entre 5 e 10 anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade e 5,22% obesidade grave. Dos adolescentes 18% estavam com sobrepeso; 9,53% obesos e 3,98% obesidade grave.   

 

 BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Vamos lá, vou citar abaixo alguns benefícios dentre vários que existem:

·         Fortalecimento do sistema imune

·         Auxilia na construção óssea e muscular

·         Controle de peso

·         Redução da ansiedade e estresse

·         Desenvolve a consciência corporal

·         Melhora o sistema psicomotor

·         Melhora da coordenação motora

·         Reduz o risco de desenvolver doenças

 

As aulas de educação física nas escolas têm um papel fundamental ao trabalhar a parte física, mental e social através de atividades lúdicas e criativas, porém, não são o suficiente para atingir o que preconiza a OMS quanto ao tempo de atividade física diária na semana. Nesse contexto, entra o papel dos pais e responsáveis, primeiramente incentivando, e após, viabilizando o acesso as diversas formas de se exercitar, como: treinamento de modalidade esportiva, circuitos motores em casa, andar de bicicleta ou skate, hoje temos o Cross kids (destinado a crianças e adolescentes), toda e qualquer brincadeira que gere movimento corporal também conta, dentre várias outras formas e opções possíveis para se fazer em casa ou no meio externo, com ou sem investimento financeiro.

O importante é incentivarmos, mostrarmos o caminho, induzir e disciplinar vossas crianças e adolescentes para o caminho do esporte, das brincadeiras, das atividades físicas, sempre mostrando a importância e os benefícios dessas práticas para a saúde e qualidade de vida em um contexto geral. E também fazer com que essas práticas se tornem descontraídas, prazerosas e felizes, para não desmotivar levando-os a desistência.    

Fonte: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14415/11076

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@professorfelipegiachini   





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