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Felipe Giachini: A importância do exercício físico para idosos

Foto de: Reprodução

No Brasil e no mundo a população idosa tem crescido a cada dia e consequentemente, vários estudos e pesquisas sobre saúde e qualidade de vida na terceira idade. Como sabemos a pratica de atividades e exercícios físicos são essenciais para as pessoas de todas as faixas etárias, especialmente para idosos, são vários os benefícios, dentre eles, a manutenção da saúde e qualidade de vida, da longevidade, melhora das capacidades físicas e funcionais, além de atuar na redução de dor e sintomas de doenças físicas ajuda a prevenir e controlar doenças crônicas. 

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Um estudo de 2015, realizado em Teresina-PI e publicado no site da OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), teve como objetivo analisar fatores motivacionais para participação de idosos em programas de exercícios físicos bem como as contribuições para a saúde e lazer. O principal motivo citado é a busca pela manutenção da saúde e lazer, prevenção de doenças e reabilitação. Os idosos responderam que houve uma melhora na saúde, aumento de força, resistência e flexibilidade, diminuição de dores e controle de peso corporal. Além de tudo teve uma ampliação do círculo de amizades, potencializando fatores psicossociais. 
BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA IDOSOS
👉🏼 Manutenção do tônus muscular
👉🏼 Melhora do sistema cardio-respiratório
👉🏼 Melhora das capacidades funcionais
👉🏼 Prevenção da perda óssea
👉🏼 Previne e ajuda no combate  de doenças como: derrames, diabetes, hipertensão, osteoporose, câncer, obesidade, depressão, dentre outras 
👉🏼 Regulação do colesterol, glicemia e triglicerídeos
👉🏼 Melhora da coordenação motora
👉🏼 Estimulo da memoria
👉🏼 Fortalece o sistema imunológico
👉🏼 Redução do uso de remédios
👉🏼 Benefícios psicológicos e sociais, dentre muitos outros...     

POR ONDE COMEÇAR A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS? 
Sempre gosto de usar a seguinte expressão: “Nunca é tarde para começar”, e para os idosos que ainda não iniciaram uma pratica de exercícios físicos recomendo o seguinte: Inicie com moderação, tente encontrar exercícios que lhe de prazer e que você goste de fazer. Antes de iniciar os treinamentos é preciso passar por uma consulta médica, afim de receber liberação para exercícios. Procure sempre orientação de um profissional de Educação Física, ele irá fazer uma avaliação física para prescrever o melhor treino possível. Outra dica é ter uma alimentação correta e saudável e para isso os nutricionistas serão seus maiores aliados.
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@professorfelipegiachini




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