original

COE alerta: Número de óbitos coloca Toledo na Bandeira Vermelha


O Centro de Operações Emergenciais (COE) de Toledo divulgou na manhã desta terça-feira (11) o resultado da avaliação da Matriz de Risco referente à semana epidemiológica 18 (SE18/2021), de 2 a 8 de maio deste ano. A variação do número de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos últimos 14 dias saltou de seis para 17 óbitos na última semana, um acréscimo de 183%. Somado com os demais indicadores, foi um dos principais motivos para o nível de risco sair do nível moderado para alto, enquadrando o município na Bandeira Vermelha. 

Continue a leitura depois do anuncio.

A taxa de ocupação de leitos de UTI também é motivo de preocupação para os profissionais de saúde de Toledo. Existe uma percepção de que as pessoas com 60 anos ou mais não estejam tão necessitadas de leitos de UTI como antes. A hipótese é que seja resultado do início da vacinação para essa faixa etária. Porém, de forma sutil o número de casos estão voltando a crescer no município nas últimas semanas - SE16/21 (226 casos), SE17/21 (282 casos), SE18/21 (287 casos) - a ponto do sistema hospitalar continuar próximo ao limite máximo de atendimento e ocupação. 

Como o Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado de forma regional, a ação de outros municípios pode interferir na ocupação de vagas hospitalares na macrorregião. Até a data desta segunda-feira (10), havia uma demanda reprimida de vagas, sendo que 12 pessoas aguardavam por um leito de UTI e outras 40 aguardavam um leito de enfermaria na região. 

O último decreto municipal prevê medidas mais restritas caso o município alcance o número de 600 casos ativos. Esse número não está distante, pois em uma semana houve uma evolução de 327 para 408 o número de pacientes ativos. Ainda restam 125 exames em análise. Somados, desde o início da pandemia, já foram registrados 19702 casos que testaram positivo para Covid-19, dos quais 19013 já foram recuperados.

Vacinas:
Até o último domingo (09) foram vacinadas 23707 pessoas em Toledo. Destas, 13506 já receberam a segunda dose da vacina. Para acompanhar qual o grupo que está vacinando e quais os pontos de vacinação, basta acessar o portal do município: www.toledo.pr.gov.br. 

Fonte: Assessoria



Postar um comentário

Obrigado!

Postagem Anterior Próxima Postagem
close